Secretaria de Saúde cadastra crianças e adolescentes para serviços da atenção básica


A Secretaria de Saúde de Campina Grande iniciou um mutirão de cadastramento de crianças e adolescentes de 10 a 19 anos de idade no município para acesso a serviços da Atenção Primária à Saúde. O cadastro será realizado até o dia 30 de outubro e é uma determinação do Ministério da Saúde.

Os adolescentes devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa portando CPF ou Cartão do SUS e comprovante de residência para realizarem o cadastramento. É através deste registro junto à unidade de referência do seu bairro, que os adolescentes passam a ter acesso a serviços importantes, como a própria vacinação.

“O Ministério da Saúde identificou, durante a campanha de vacinação da covid-19, que existe um número muito expressivo de adolescentes não cadastrados na atenção primária e que, por isso, podem estar tendo dificuldade de acesso a serviços importantes”, destacou a diretora de atenção à saúde do município, Jeime Leal.

Além disso, sem os cadastros, os órgãos de gestão em saúde pública ficam sem meios de planejar políticas públicas como campanhas de imunização, ações de prevenção e promoção à saúde, atividades de acompanhamento da gestação na adolescência, além de muitos outros. Esta subnotificação impacta também nos recursos recebidos pelo município para a Estratégia de Saúde da Família.

Em Campina Grande, estima-se que existam mais de 72 mil adolescentes de 10 a 19 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). No momento, o município tem 48.597 pessoas nesta faixa etária cadastradas na Atenção Básica. Ou seja, mais de 20 mil não têm registro.

Codecom

Postagem Anterior Próxima Postagem