Prefeitura de Campina Grande promove ações comemorativas ao Agosto Lilás e Coordenadoria da Mulher estará à frente das atividades


A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Coordenadoria da Mulher, realizará neste mês uma série de ações comemorativas ao Agosto Lilás. A primeira ação acontecerá nesta quarta-feira, 03, por meio da Coordenadoria Itinerante que estará na Praça da Bandeira, das 8h ao meio-dia, levando informações e serviços à população. Na terça-feira da próxima semana, 09, a Coordenadoria Itinerante estará no distrito de Galante.

No dia 11 de agosto serão realizadas ações em parceria com o Instituto Embeleze. Será às 9h, na sede do Instituto, e as mulheres participantes receberão serviços de beleza (cabelo, maquiagem e sobrancelha). E pensando em autoproteção feminina será promovido no dia 13, às 9h no Parque da Criança, o curso de Defesa Pessoal.

No dia 18 de agosto será lançada a Cartilha de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e no dia 23 os serviços da Coordenadoria Itinerante serão levados para São José da Mata.

“Estamos iniciando o Agosto Lilás com uma série de ações e projetos voltados ao combate e conscientização acerca da violência contra a mulher. Esse tema precisa ser debatido diariamente, já que, infelizmente, não deixa de ser atual”, afirma Talita Lucena, Coordenadora Executiva da Mulher.

Campanha

A Campanha Nacional foi iniciada por causa do aniversário da lei Maria da Penha, que é comemorado no dia 07 de agosto. A lei existe há 16 anos e se tornou referência para outros países que também combatem a violência doméstica. A cor lilás faz relação aos hematomas, que marcam o corpo das mulheres vítimas de violências.

O índice de violência contra a mulher é alto e, por isso, há necessidade de políticas e atividades que combatam esse crime, de forma não só punitiva aos agressores, mas também dando base para que as mulheres fiquem menos suscetíveis a isso.

Segundo Talita Lucena, a participação da sociedade é importante para que haja discussão da pauta e a ampliação da comunicação, garantindo que toda mulher esteja ciente de que ela não está sozinha, mas de que há leis e ações que as protegem, validam e acolhem seus direitos.

Para ter acesso ao calendário das atividades do Agosto Lilás basta clicar aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem