Equipes paraibanas da Escola SESI são premiadas em torneio interestadual de robótica


A rede de Escolas SESI na Paraíba foi destaque em mais uma competição de robótica educacional. Desta vez, quatro equipes, das unidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos, conquistaram cinco prêmios durante o Off Season Pernambuco 2025. Realizada na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), a competição teve como ponto de partida a modalidade FIRST Tech Challenge (FTC), reunindo equipes para desafios de tecnologia, inovação e colaboração. 

A Paraíba foi representada por 38 alunos, que participaram da segunda edição do torneio em conjunto com alunos dos estados de Pernambuco e Paraná. As disputas entre as 12 equipes envolveram desafios de engenharia, programação e estratégia, com a criatividade marcando as partidas entre os robôs. 

Como resultado final, a equipe Destemidos, de Campina Grande, conquistou o segundo lugar em Inspire Award. Essa categoria reconhece a equipe que se destacou em todas as áreas da competição, servindo como exemplo e inspiração para os demais participantes.

Outro destaque das Escolas SESI da Paraíba durante o evento foi a equipe Criadores do Amanhã, de João Pessoa, que conquistou duas premiações, nas categorias Control Award e Winning Alliance Award. A primeira reconheceu a equipe que demonstrou excelência no uso de sensores, algoritmos e automação, elevando a precisão e o desempenho do robô em campo. 

Já a segunda categoria premiou as equipes que, unidas em uma mesma aliança, demonstraram excelência em estratégia, desempenho e colaboração durante as partidas decisivas da arena, conquistando a vitória final. Nessa categoria, a equipe de João Pessoa foi premiada em conjunto com a Ragnarok, do estado do Paraná. 

Representando a unidade de Patos, a equipe Legonautas também foi premiada durante o Off Season Pernambuco, na categoria Connect Award. O reconhecimento foi concedido para a equipe que melhor se conectou com a comunidade STEM, cujas bases fortalecem o trabalho conjunto a partir da resolução de problemas que estimulam o senso crítico e a cultura maker, fortalecendo, assim, tanto a equipe quanto a sua rede de impacto.   

A quarta equipe premiada foi a Criadores, de João Pessoa, que venceu a categoria Design Award. O reconhecimento foi concedido para os alunos que melhor aplicaram princípios de engenharia e design industrial, alcançando o equilíbrio entre forma, função e estética na construção do robô.

Com a premiação das equipes, a rede de Escolas SESI na Paraíba reforça os impactos positivos da robótica educacional, que oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver suas habilidades em ciência, tecnologia e inovação. Além disso, participar das competições também estimula a integração entre os participantes, mentores e comunidades parceiras. Mais do que uma competição, é um espaço de aprendizado contínuo, networking e inspiração para esses estudantes.

Postagem Anterior Próxima Postagem