Vereador visita “Estação Nova” e defende criação da Fundação do Patrimônio Histórico


O vereador Rubens Nascimento, do Democratas, fez uma visita às ruínas do prédio da desativada “Estação Ferroviária Nova”, que fica entre os bairros do Quarenta e do São José, em Campina Grande, e que há muitos anos se encontra em estado de total abandono, cada vez mais depredada, vandalizada e em processo acelerado de degradação.

Construída a partir de 1957, quando o marco histórico da chegada do trem à Rainha da Borborema completou 50 anos, e inaugurada em 1961, a estação conta com traços arquitetônicos tradicionais, como a arte déco. Foi propriedade da Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que depois passou a ser a Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA), pertencendo à União.

O processo de degradação, acelerado a partir de 2015, já foi alvo de denúncias da imprensa, de lideranças políticas, de historiadores e de memorialistas, sem que nada de efetivo tenha sido feito até hoje para a proteção do imóvel. 

Segundo Rubens Nascimento, o caso da Estação Nova é um dos muitos exemplos que justificam e fundamentam o projeto da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, proposta do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, que encontra-se em processo de criação sob a liderança do secretário Félix Araújo Neto (Planejamento e Gestão), com colaboração direta de diversos cidadãos e instituições.

“A fundação poderá viabilizar todos os esforços para manter uma política eficaz de preservação do patrimônio histórico de Campina Grande, que, muita mais que cuidar do respeito ao nosso passado, representa uma iniciativa importante até mesmo do ponto de vista econômico, porque o acervo histórico de uma cidade pode ser aproveitado como recurso turístico e, portanto, de potencial em termos de geração de emprego e renda”, comentou o parlamentar. 

Postagem Anterior Próxima Postagem