Covid-19: Campina Grande vai disponibilizar teste de swab em hospitais e UPAs no fim de semana


Medida foi adotada para preencher lacuna da testagem realizada pelo laboratório estadual

A Secretaria de Saúde de Campina Grande vai ofertar testagem para a covid-19 (SWAB), nos hospitais municipais e nas Unidades de Pronto Atendimento, neste final de semana. Foram distribuídos cerca de 800 testes do tipo SWAB por antíngeno, para o Complexo Hospitalar Municipal Pedro I; o Hospital Municipal Dr. Edgley Maciel; e as Unidades de Pronto Atendimento Dr. Maia, no Alto Branco; e Dr. Adhemar Dantas, no Dinamérica. Os testes serão realizados apenas neste final de semana, mas a meta da Secretaria Municipal de Saúde é tornar esse serviço de forma permanente.

A medida foi adotada porque os testes do tipo SWAB RT-PCR que são aplicados durante a semana são enviados ao Laboratório Central (Lacen-PB), do Governo do Estado, que não funciona aos finais de semana, o que impossibilitaria as coletas. O teste RT-PCR é importantíssimo porque identifica a infecção no momento da transmissão da doença. O exame é aplicado após avaliação médica nos pacientes que tenham entre 3 e 7 dias de sintomas.

“Aos finais de semana, o Complexo Hospitalar Pedro I já realiza os testes rápidos por sorologia, mas os testes RT-PCR ficavam inviáveis por causa do não funcionamento do Lacen, do Governo do Estado, aos sábados e domingos. Tomamos essa decisão de aplicar o SWAB por antígeno, cujo resultado sai em poucos minutos, para garantir que vamos poder identificar rapidamente os pacientes positivos e isolá-los no tempo oportuno para que não haja disseminação da doença”, disse o secretário de Saúde, médico Gilney Porto, reforçando que os testes serão aplicados apenas neste final de semana.

No Hospital Pedro I, a direção realiza agendamento diário para aplicação do teste SWAB. Esse agendamento é necessário, uma vez que o Governo do Estado envia apenas 100 exames diariamente. Em função disso, a unidade hospitalar agenda a aplicação do teste para o período da tarde. O agendamento para a coleta pode ser feito via SMS, graças a um sistema implantado pela Secretaria Municipal de Saúde, para evitar deslocamento. E o paciente também recebe uma mensagem de texto, lembrando o dia e horário da coleta. Contudo, os exames do Lacen podem demorar até 10 dias para serem concluídos e a entrega é feita presencialmente.

Postagem Anterior Próxima Postagem