Açude de Boqueirão pode sangrar ainda em 2024? Especialista explica


Com as chuvas das últimas semanas e os seguidos registros de bons aportes no Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, o engenheiro Isnaldo Cândido, especialista em recursos hídricos e referência em todo o estado sobre a matéria, respondeu à Campina FM se podemos esperar uma sangria ainda em 2024.

Diante do questionamento, Isnaldo explicou que não é possível prever se Boqueirão atingirá a cota de sangria. O especialista pondera que ainda há um volume considerável até que o açude, hoje com 61,47% da sua capacidade total, chegue ao patamar de sangrar.

“Como pessoa e como técnico, tenho acreditado sempre que Boqueirão chegue à sua cota máxima de sangria. Tivemos um aporte hídrico muito expressivo desde janeiro, então precisamos aguardar porque o que ainda falta para sangrar é muita água”, esclareceu, com cautela.

Isnaldo Cândido lembrou que a última vez que o Açude Epitácio Pessoa sangrou foi em 2011. No ano de 2017, o açude, que foi inaugurado em 1957, viveu seu pior momento de toda a história, chegando a apenas 3% de sua capacidade.  

Postagem Anterior Próxima Postagem