Letreiro na capital - Imagem: Secom prefeitura |
Foi promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, a emenda constitucional número 56, que altera o artigo 82 dos atos das disposições transitórias da constituição estadual, o qual determinava que “o Tribunal Regional Eleitoral realizará consulta plebiscitária, objetivando saber do povo de João Pessoa qual o nome de sua preferência para esta cidade”.
Agora, o mesmo artigo passa a vigorar com a seguinte redação: “Denomina de João Pessoa a Capital do Estado da Paraíba”. Ou seja, a mudança encerra a possibilidade de revisão do nome da capital, um tema polêmico que, no entanto, encontra defensores que querem excluir o nome do ex-governador, morto em 1930, da sede administrativa do estado.
O autor da PEC foi o deputado Hervázio Bezerra (PSB), que alegou que o objetivo “não era retirar do povo de João Pessoa o seu direito ao debate sobre o tema, mas sim, afirmar a consolidação de um nome que já está posto há mais de 93 anos e que já é a identidade de nossa capital”.
Ele afirmou ainda que “respeitando o debate acerca do fato histórico que motivou a escolha do presente nome, João Pessoa já se consolidou no cenário nacional e internacional, sendo conhecida pelas suas belezas naturais, pela sua gastronomia, praias belíssimas, pela sua riqueza histórica e cultural, sendo a terceira cidade mais antiga do nosso país, e hoje, a cidade preferida por turistas”.
Hervázio também considerou que “o Plebiscito se torna, portanto, extemporâneo. A cidade "João Pessoa" já se tornou muito maior do que aquele que foi homenageado. Ao referir-se a João Pessoa o mundo lembra logo de nossas belezas, do nosso povo acolhedor. João Pessoa é a capital da Paraíba”.