Jogo educativo promove a saúde de crianças e adolescentes com câncer em tratamento no HU


Uma tecnologia educacional está facilitando, de forma divertida e interativa, o aprendizado seguro sobre o câncer e seu tratamento, para crianças e adolescentes, pacientes da Oncologia Pediátrica do Hospital Universitário Alcides Carneiro, da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Trata-se do serious game “Oncoped: na jornada da saúde”, jogo de tabuleiro educativo e lúdico, desenvolvido através de um projeto via Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da UFCG/CNPQ. 

De acordo com Juliana Andreia de Souza Fernandes, professora da UFCG, e coordenadora da equipe do projeto, a iniciativa partiu da observação diária das crianças na Oncologia Pediátrica, que ficavam muito tempo em celulares e tablets, e por muitas vezes, buscando informações acerca da doença e tratamento em sites não confiáveis. 

“Então, a partir daí, surgiu a necessidade de construção e validação de um serious game, que são jogos desenvolvidos com fins educativos, e não apenas para entretenimento”, disse Juliana Fernandes. O jogo, iniciado pelos integrantes do projeto de pesquisa em 2024, continua sendo aplicado no HUAC, através de um projeto de extensão. 

A professora explicou que o jogo possibilita o aprendizado seguro acerca da doença e tratamento, de maneira dinâmica, com interação entre os pacientes, equipe de saúde e familiares, como forma lúdica e divertida de aprendizado, além de retirá-los dos celulares. 

A equipe do projeto destacou que é fundamental que haja acesso à informação, para que esse público compreenda o processo e, assim, possa identificar e prevenir futuros desconfortos ou complicações que possam surgir em decorrência do tratamento. 

A tecnologia educativa foi bem avaliada no teste de usabilidade entre os pacientes, público-alvo do jogo. Ao final desse teste, foi constatado pela equipe que a ferramenta é inovadora e possui boa aceitabilidade para o ensino e promoção à saúde de crianças e adolescentes com câncer. 

Recentemente, o artigo científico “Serious game como ferramenta educativa para promoção da saúde de crianças e adolescentes com câncer”, originado do projeto aplicado no HUAC-UFCG, foi publicado no periódico “Investigación y Educación en Enfermería”, da Universidade de Antioquia, Colômbia. 

Estrutura do jogo e avaliação dos jogadores

O Oncoped contém oito “Paper Toys” (personagens feitos em papel), 35 casas e 100 cartas divididas em perguntas de múltiplas escolhas sobre cânceres, diagnóstico, tratamentos e desafios; e cartas contendo informações e dicas de cuidados. 

Segundo a equipe responsável pelo projeto, para a construção do jogo, foi aplicado como referencial teórico a metodologia do Design Instrucional Contextualizado (DIC), estruturada em cinco etapas: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. 

A avaliação de usabilidade do jogo foi realizada por 12 crianças e três adolescentes hospitalizados, no período de abril a junho de 2024. Após a utilização do jogo, os pacientes preencheram um questionário sociodemográfico e a Escala de Usabilidade do Sistema (System Usability Scale), atribuindo valores de 0 a 100 pontos. Como resultado obtido dentro dessa escala, o jogo teve um escore médio de 95.16 pontos. Ao final das atividades, os participantes receberam um certificado. 

(Ebserh)

Postagem Anterior Próxima Postagem