![]() |
Moraes poderá mandar prender Bolsonaro. Imagem: Antônio Augusto - STF |
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, poderá a qualquer momento, sobretudo a partir desta terça-feira, decretar a prisão do ex-presidente da República Jair Bolsonaro. O ministro questionou a defesa do político do PL sobre a possibilidade de ter ocorrido quebra de uma das medidas cautelares impostas, que proíbe Bolsonaro de usar redes sociais.
O ex-chefe da Nação participou de uma reunião nesta segunda-feira com aliados na Câmara dos Deputados, o que provocou uma manifestação de Alexandre de Moraes afirmando que a proibição de uso das redes sociais vale também para contas de terceiros.
Moraes determinou que os advogados Bolsonaro se manifestem no prazo de 24 horas. Segundo informou o portal G1, o ministro avisou que, caso a defesa não justifique adequadamente a conduta, poderá decretar a prisão imediata do ex-presidente.
No despacho, Moraes menciona vídeos publicados nas redes sociais em que o ex-presidente aparece exibindo a tornozeleira eletrônica e fazendo discurso, o que, conforme o ministro, configura violação das medidas impostas por ele.
"A medida cautelar de proibição de utilização de redes sociais inclui, obviamente, as transmissões, retransmissões ou veiculação de áudios, vídeos ou transcrições de entrevistas em qualquer das plataformas, inclusive por terceiros", escreveu Alexandre de Moraes.