O Festival de Inverno de Campina Grande (FICG), referência no calendário cultural brasileiro, comemora este ano meio século de existência. Para marcar a data, a vereadora Jô Oliveira (PCdoB) entregará, nesta quinta-feira (14), durante a abertura oficial do evento, a Medalha de Honra ao Mérito em homenagem às bodas de ouro do Festival. A Sessão Solene terá início às 9h, no Teatro Municipal Severino Cabral.
A honraria, proposta por Jô Oliveira e aprovada pela Câmara Municipal, reconhece a relevância do Festival como um dos mais importantes eventos culturais do país. Ao longo de cinco décadas, o FICG transformou Campina Grande em um polo de produção e difusão artística, ampliando e diversificando o cenário cultural da cidade, tradicionalmente marcado pelo São João.
“O Festival de Inverno de Campina Grande é mais que um evento. Ele é um exemplo de resistência e da persistência da cultura e das artes. Muitos talentos da nossa cidade foram revelados nos palcos do Festival. Sinto-me feliz e honrada por participar da celebração dos 50 anos dessa história”, destacou a vereadora.
Com programação plural, abrangendo música, teatro, dança, cinema e artes visuais, o Festival foi idealizado em 1970 pela ativista cultural Eneida Agra Maracajá. Desde então, valoriza a produção artística local e nacional, ao mesmo tempo em que democratiza o acesso à cultura, ocupando diversos espaços da cidade com atividades gratuitas.
O FICG também movimenta a economia, fortalecendo setores como comércio, hotelaria e gastronomia, além de atrair turistas de várias regiões do país. É, portanto, um importante vetor de desenvolvimento econômico e de preservação da identidade cultural campinense.
A abertura desta quinta-feira reafirma o compromisso da Câmara Municipal e da vereadora Jô Oliveira com a valorização da cultura como elemento essencial para o desenvolvimento integral de Campina Grande.
Programação de abertura – 14 de agosto (quinta-feira)
09h – Sessão Solene de entrega da Medalha de Honra ao Mérito Municipal (Teatro Municipal Severino Cabral) – Proposta da vereadora Jô Oliveira
10h – Recital de Violino – Projeto Tamanquinhos das Artes (Hall do Teatro Municipal Severino Cabral)
10h15 – Apresentações de Teatro e Dança – Projeto Tamanquinhos das Artes (Hall do Teatro Municipal Severino Cabral)
Exposição Permanente – Pedagogia da Aprendizagem – Obras das crianças do Projeto Tamanquinhos das Artes (Hall do Teatro Municipal Severino Cabral)
20h – Show de Luís Kiari (Parque Evaldo Cruz)
22h – Show de Elba Ramalho (Parque Evaldo Cruz)