O descarte irregular de lixo e entulho em terrenos baldios tem gerado um custo anual de aproximadamente R$ 15 milhões aos cofres públicos de Campina Grande.
A informação foi confirmada por Janildo Sales, diretor de Coleta Domiciliar da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), que destacou o impacto financeiro e ambiental do problema.
De acordo com o diretor, em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da Rádio Campina FM, o volume de entulho descartado de forma inadequada é alarmante. "Para se ter uma ideia, aproximadamente oito mil toneladas de entulho são recolhidas mensalmente nesses locais, resultado de descartes irregulares", afirmou Sales.
Esse esforço de limpeza representa a maior parte do trabalho das equipes de coleta, que atuam com trabalho manual e máquinas. Ao todo, de acordo com a pasta, cerca de 300 pessoas trabalham diariamente na coleta domiciliar de resíduos no município.
De acordo com dados da Sesuma, o custo mensal para a remoção desses resíduos chega a R$ 1.2 milhão, totalizando cerca de R$ 15 milhões por ano. "São recursos significativos que poderiam estar sendo direcionados a outras atividades do município, promovendo o bem-estar de toda a comunidade", disse Janildo.
Pedro Pereira - Hora Agora (Reprodução proibida)