![]() |
| Ida e Vanderley - Imagem: Amy Nascimento/Jornal da Paraíba |
Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 02, a sanção pelo governador da Paraíba, João Azevedo, da Lei nº 13.842, de 1º de setembro de 2025, reconhecendo de utilidade pública estadual o Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG).
A iniciativa é de autoria do deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB), aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa. O Instituto Histórico já havia recebido o título de utilidade pública municipal. Na justificativa do projeto, Tovar considerou a “relevância social e cultural para o Estado” da entidade.
O deputado fez uma síntese da história do IHCG, ressaltando a grande importância do trabalho desenvolvido pela ex-presidente e refundadora da casa de memória, Maria Ida Steinmüller, e o atual presidente, Vanderley de Brito, no renascimento e consolidação da entidade.
“O trabalho de Ida e Vanderley merece destaque especial nesta justificativa. De forma voluntária e incansável, ambos foram responsáveis por resgatar o IHCG de um período de esvaziamento, reorganizando sua estrutura, ampliando sua atuação e restabelecendo seu prestígio”, afirmou o parlamentar.
“Graças a essa gestão proativa, a instituição ganhou novo fôlego e vive, hoje, a fase mais produtiva de sua história. São mais de 13 anos de atividades contínuas”, complementa.
“O reconhecimento de utilidade pública estadual é, portanto, mais do que uma honraria: trata-se de uma medida de justiça institucional, que permite ao IHCG ampliar seu alcance, celebrar convênios, firmar parcerias, acessar recursos públicos e consolidar ainda mais sua presença no cenário cultural da Paraíba”, concluiu o deputado.
