A Prefeitura de Campina Grande contará com mais um instrumento de mobilização social voltado para a preservação do meio ambiente. Foi sancionada a Lei nº 9.746, publicada no Semanário Oficial do Município na última sexta-feira, que institui a campanha municipal de conscientização e mobilização social de limpeza urbana e preservação ambiental “Campina Grande Cidade Limpa e Sustentável”.
A lei, de autoria da vereadora Fabiana Gomes (União Brasil) tem como objetivo promover mutirões de limpeza em bairros e comunidades, incentivar a coleta seletiva e a reciclagem, além de estimular a participação da população em atividades educativas sobre destinação adequada do lixo. Também prevê fóruns permanentes de discussão sobre sustentabilidade e a participação integrada de órgãos públicos, sociedade civil, associações e empresas.
A autora da proposta destacou que a iniciativa busca alinhar Campina Grande às práticas de desenvolvimento sustentável. “O principal objetivo da cidade sustentável é evitar o esgotamento do meio ambiente e garantir sua permanência para gerações futuras. Por isso, as políticas públicas devem pensar sempre no futuro”, afirmou.
Segundo a justificativa apresentada por Fabiana, a campanha não gera despesas adicionais para o poder público, já que será realizada com estruturas existentes e contará com parcerias entre órgãos municipais, estaduais, federais e a sociedade civil organizada.
“Com a nova lei, Campina Grande reforça sua política de sustentabilidade e amplia as ações de educação ambiental, envolvendo a população em uma agenda voltada para qualidade de vida e preservação dos recursos naturais”, comentou a vereadora.
----
Lenildo Ferreira (Hora Agora)
