"Por que no dia 27 de julho vestirei verde e te convido a vestir também?"


Por Uirá Coury - médico

Calma caro(a) leitor(a) amigo(a)!

Eu ainda não estou trabalhando de elfo numa festa de Natal, embora isso possa ser assunto para uma outra coluna, quem sabe.

Bom, vestirei verde porque o verde é uma cor ligada à esperança em diversas culturas e contextos. E estamos no Mês de Julho, o Julho Verde da esperança! O mês que é dedicado à Prevenção e Conscientização sobre o Câncer de Cabeça e Pescoço, campanha realizada em conjunto pelas Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e Associação Câncer Boca e Garganta (ACBG). 

E nossa esperança é que a Campanha do Julho Verde chegue ao maior número de pessoas para conscientização e prevenção acerca do câncer de Cabeça e Pescoço! 

O câncer de cabeça e pescoço é um grupo heterogêneo de tumores que acometem desde a entrada do tórax na parte mais baixa do pescoço indo até a base do crânio, com tumores que atingem a tireoide, a cavidade oral, a faringe, a laringe, a pele da face, do pescoço e do couro cabeludo. Também acomete a orelha, o nariz, os seios paranasais e a órbita (região que contém o olho e as pálpebras). 

Ultimamente escuto perguntas assim: ¨Oxe, e esse tumor é tão importante assim? Por que essa campanha agora? ¨

Ok, então vamos aos números:

- é o 2º câncer que mais atinge os homens (em torno de 7 homens para cada mulher): somando cavidade oral, laringe e tireoide, serão quase 20.000 casos. Se colocarmos os cânceres de pele não-melanoma, facilmente estaria em primeiro lugar;

- só o câncer de tireoide é o 5º câncer mais comum em mulheres, com quase 12.000 casos projetados para o no de 2021, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer);

- serão 74.240 casos no total projetados até 2022 apenas no Brasil. (Fig. 1)


 Fig.1: Postagem do Instagram da @acbg e da @sbccp . 


E temos os seguintes fatores de risco, agindo isoladamente ou em conjunto:

- Cigarro;

- Álcool;

- HPV -papilomavírus humano – cujo contágio está relacionado às práticas sexuais da população. Ou seja, vírus podendo desencadear cânceres;

- Radiações ionizantes(excesso de Raios X) no caso do câncer de tireoide;

- Radiações solares no caso do câncer de pele;

- Genética familiar.


Notem que segundos estudos recentes, 80% dos cânceres estão relacionados ao estilo de vida da população e isso ocorre com o Câncer de Cabeça e Pescoço.

Por exemplo, a associação do cigarro e do álcool aumentam em 20x a chance de aparecimento do câncer de cavidade oral. E o HPV está ocasionando câncer de orofaringe em pessoas cada vez mais jovens, em países com tendência à queda do número de fumantes.

No mundo são projetados em torno de 1.517.931 casos novos deste conjunto de cânceres. (fig.2)


Fig. 2: Casos de câncer no Mundo, dados do Globocan/IARC (disponível em https://gco.iarc.fr/ ).


Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura!

Na campanha do Julho Verde, também ensinamos as pessoas a fazer um autoexame das áreas mais acometidas, como por exemplo, a pele, a cavidade oral e o pescoço, com inspeção e palpação simples.


Alerto para os sinais e sintomas de que você pode estar acometido de um tumor nesta região:

1- Rouquidão por mais de 15 dias, quem vem piorando;

2-Caroço no Pescoço por mais de 15 dias;

3-Afta/úlcera na boca que não cicatriza por mais de 15 dias;

4-Sinal na pele, que está com uma ferida que não cicatriza em 15 dias;

5-Dificuldades para falar com uma chamada “voz de batata” e sensação de “espinha de peixe” presa na garganta.

Fig. 3 – Cartazes da Campanha do Julho Verde em Campina Grande – PB.


Em Campina Grande, as instituições filantrópicas e públicas que tratam o câncer de cabeça e pescoço são a FAP e o HUAC, realizando o atendimento para a população de todo o compartimento da Borborema e mais 180 municípios. (Fig.3 e 4)

Em João Pessoa os Hospitais são o Napoleão Laureano, o HULW e o São Vicente de Paula.

Fig. 4 – Parte da equipe de voluntários do Mutirão do Julho Verde em 2018, realizado no Hospital da FAP em Campina Grande-PB.


O tratamento é multidisciplinar e envolve, especialmente: o médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço, o Radioterapeuta, o Oncologista Clínico, Endocrinologista, a Enfermagem, o Dentista, o Fonoaudiólogo, o Otorrinolaringologista, o Fisioterapeuta, Anestesista e diversos outros.(Fig. 5)


 Fig. 5: Chaves do sucesso no tratamento: diagnóstico precoce e cuidado Multidisciplinar.


Para os próximos anos, com o arrefecimento desta grave situação de emergência sanitária de interesse internacional devido ao coronavírus, esperamos a possibilidade de novamente realizar novos Mutirões de Atendimento para pessoas com casos suspeitos de um Câncer de Cabeça e Pescoço.

Mas e você ainda não entendeu o porquê do dia 27? É porque o dia 27/07 é o Dia Mundial de Prevenção e Conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço e eu te convido a vestir o verde também.

...


* Você gostou deste texto? Repasse aos seus amigos e familiares.

* Você não gostou deste texto? Repasse aos seus amigos e familiares.

* Quer se comunicar comigo? Contribua e envie um e-mail para: contatouira@gmail.com 

--------------


PERFIL

Esposo, pai de 2 meninos, Uirá Coury é médico pela UFCG, cirurgião de cabeça e pescoço pelo INCA-RJ, trezeano, mestre em Ciência e Tecnologia pelo NUTES-UEPB. Atua como médico da FAP e do Hospital Universitário Alcides Carneiro, exercendo no HU o cargo de chefe da Unidade de Cirurgia Geral e Preceptor de Cirurgia.


Postagem Anterior Próxima Postagem