"A alimentação e a osteoporose": Por Verônica Trajano, nutricionista


A osteoporose se caracteriza pela perda progressiva  da massa óssea, deixando os ossos fragilizados e mais propensos a fraturas. Os locais mais atingidos são o pulso, a coluna e o mais perigoso o colo do fêmur.

Essa doença atinge ambos os sexos, porém, nas mulheres pós menopausa esse índice aumenta. Apesar de ser uma patologia relacionada ao envelhecimento, ela pode também acontecer precocemente em pessoas que não atingiram o percentual de massa óssea ideal na infância até a adolescência, ou ainda por medicações, disfunção da tireoide, doenças autoimunes, alimentação podre em nutrientes como o magnésio, cálcio e vitamina D e o sedentarismo.

A alimentação deve ser o mais natural possível, para ofertar ao organismo os nutrientes necessários para produção de colágeno e aumento das células que produzem a matriz óssea que são os osteoblastos

Os nutrientes coadjuvantes nesse processo vão além do cálcio, vitamina D e magnésio, são importantes também o zinco, o silício, vitamina do complexo B, potássio e vitamina K.

Os alimentos mais relevantes na prevenção dessa patologia:

- leite e seus derivados como o queijo, o iogurte, contém boa quantidade de cálcio;

- Vegetais verde escuros como o brócolis, couve e espinafre, fontes de vitamina K;

- Sardinha rica em cálcio, vitamina D e ômega 3, contribui no aumento da densidade óssea;

- Nozes e castanhas e linhaça, também rica em ômega 3 de origem vegetal, excelente anti-inflamatório;

E para concluir não podemos esquecer da atividade física que é uma medida importante na prevenção e controle da osteoporose, promovendo o fortalecimento muscular que auxilia na integridade óssea, diminuindo o risco de fraturas.

-----------

Verônica T. Farias - Nutricionista CRN 17739
Consultório - Rua Capitão João Alves de Lira, 565
Prata - Campina Grande - PB
Consultório 83 3322.2804

Postagem Anterior Próxima Postagem