"Diabetes: Mitos e verdades" - Por Verônica Trajano, nutricionista


Diabetes é uma doença crônica caracterizada pela falta ou má administração da insulina pelo organismo, um hormônio responsável por regular a glicose.

Os tipos de diabetes são o tipo 1 mais comum na infância e adolescência, a diabetes mellitus tipo 2, que atinge mais adultos porem, atualmente tem crescido muito o percentual entre jovens, e a gestacional, devido as mudanças hormonais que normalmente pós gravidez o organismo volta ao seu equilíbrio.

O diabetes mais comum, o tipo 2 é associada ao excesso de peso e sedentarismo, como também a genética, e muitos são os mitos que a maioria das pessoas acreditam, como por exemplo:

1. Só desenvolve diabetes quem come muito doce, MITO

Na verdade não é apenas o excesso de doce, já que toda a massa vira glicose quando metabolizada, os maiores vilões são as massas e açucares refinados.

       2. Só obesos desenvolvem a doença, MITO

Já que genética e O sedentarismo são fatores que podem levar a esse quadro, pessoas magras também podem desenvolver essa patologia.

      3. Diabéticos não podem comer pães, bolos, batatas e massas, MITO

Podem sim desde que levem em conta as porções e o tipo de carboidratos, e até o horário que se come, dando preferência a carboidratos complexos como as raízes e massas integrais, no caso de uma sobremesa que tem maior índice glicêmico, comer pós almoço que é uma refeição onde se tem uma boa quantidade de fibras.

      4. Podem comer frutas a vontade, MITO

Claro que não, a frutose que é o açúcar das frutas se ingeridas em excesso pode ser nociva, as mais doces devem ser consumidas com moderação como manga, jaca e caqui.

Lembrando que outras doenças secundárias podem surgir, como retinopatia ocular (cegueira), amputação de membros inferiores, insuficiência renal e AVC.

Portanto, o diabetes é uma patologia que pode ser evitada ou controlada com alimentação correta, equilibrada e atividade física, então mexa- se e procure seguir um plano alimentar saudável.

------------

Para ler outros artigos da autora, clique AQUI.

Verônica T. Farias – Nutricionista CRN 17739
Consultório – Rua Capitão João Alves de Lira, 565
Prata – Campina Grande – PB
Fone – 83 3322.2804
Postagem Anterior Próxima Postagem