Ônibus autônomos, Mulheres Inovadoras, Telegram, Metaverso e McDonald´s: a coluna de Alexandre Moura



Ônibus Elétricos Autônomos

A agência internacional de noticias Reuters, divulgou matéria sobre o lançamento de “micro-ônibus elétricos autônomos” no mercado dos Estados Unidos, no inicio de 2024. A promessa é da empresa de tecnologia americana “Mobileye”, subsidiaria da gigante “Intel Corp”, fabricante de chips para computadores. Segundo a Mobileye, a ideia é “construir e implantar os ônibus autônomos, ampliando o uso dos sistemas de direção automatizada produzidos pela empresa, além dos utilizados em táxis e veículos de entrega (furgões e pequenos caminhões) sendo testados hoje em dia, a exemplo dos robotáxis que devem rodar em Israel e na Alemanha, até dezembro deste ano”. Inicialmente, os novos ônibus, que não terão volantes e pedais (acelerador e freio) vão operar em "áreas georreferenciadas e confinadas", onde os limites de velocidade são de 60 km/h. Os primeiros modelos terão capacidade para transportar até 14 passageiros.

“Mulheres Inovadoras 2022”

A FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública ligada ao MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, lançou Edital para a edição 2022 do “Programa Mulheres Inovadoras”. O programa, segundo a diretoria da FINEP, “é um incentivo as Startups brasileiras lideradas por mulheres, com o objetivo de contribuir para o aumento da representatividade feminina no empreendedorismo nacional, através da capacitação e do reconhecimento”. Poem participar empresas que possuam pelo menos, uma mulher entre seus empreendedores em função executiva ou gerencial, com participação societária igual ou superior às participações individuais dos demais empreendedores. Este ano, a chamada irá agraciar 15 Startups, três em cada região do País, com um prêmio de R$ 120 mil. A seleção se dará em duas etapas, Aceleração e Banca Avaliadora. A Aceleração é o processo que prepara as empresas, de forma rápida e eficaz, para se apresentarem competitivamente no mercado. Para essa primeira fase, 30 empresas serão selecionadas, seis por região do País. As áreas contempladas são as seguintes: Agritech; Aquaviário; Cidades Sustentáveis; Ciências Sociais; Cirurgia Robótica em Hospitais Universitários; Educação; Healthtech; Petróleo, gás e etanol; Química; Recursos hídricos; Saneamento; Saúde; Sustentabilidade e Transportes. O prazo limite para envio das propostas é o dia 28 de março, próximo. Mais informações no endereço www.finep.gov.br

“Telegram”

Matéria publicada no jornal alemão “Süddeutsche Zeitung”, da cidade de Munique, estado da Baviera, localizado no sudeste da Alemanha, diz que “o aplicativo (App) gratuito de troca de mensagens, Telegram, de origem russa e cuja empresa que o controla tem sede em Dubai (um dos sete Emirados Árabes), bloqueou cerca de 70 grupos, que funcionavam no App, a pedido do Ministério Federal do Interior Alemão e da BKA (Polícia Criminal Federal Alemã). Segundo o texto do Süddeutsche Zeitung, os usuários que tentam acessar qualquer um dos grupos bloqueados, recebem uma notificação de que os mesmos não podem ser vistos, pois violam a legislação federal da Alemanha". Segundo informações da BKA, a medida foi necessária, após uma rigorosa investigação sobre as atividades destes grupos, que estavam em desacordo com as leis do país europeu.

Metaverso e McDonald´s

A rede americana de lanchonetes “McDonald’s” divulgou nota a imprensa, anunciando “sua entrada no metaverso” (“ambiente virtual imersivo, coletivo e hiper-realista, onde as pessoas poderão conviver usando avatares customizados em 3D”). Demonstrando que a ida para o metaverso é séria, a empresa “já registrou 10 pedidos de marcas, relacionadas ao tema, no USPTO”, órgão de registro de patentes dos Estados Unidos, semelhante ao nosso INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O McDonald´s pretende iniciar as operações no mercado americano, através de “um sistema de delivery na vida real, conectado ao metaverso”. Em seguida, pretende comercializar outros produtos (além dos disponíveis atualmente nas lanchonetes), a exemplo de NFTs (um tipo de certificado digital). A ideia é que o funcionamento no metaverso seja “semelhante à vida real, com a única diferença em relação às interações com os clientes, que serão totalmente digitais e apenas a entrega do lanche, evidentemente, será física”. Pena que “as calorias” dos lanches vão continuar reais.

___________________________________________________________________________

Engenheiro Eletrônico,  MBAs em Software Business e Comércio Eletrônico, Chairman da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.

Para ler outros artigos do autor, clique AQUI.


Postagem Anterior Próxima Postagem