Opinião: "Carnaval da Paz, mas que carnaval?" - Por Alessandro Sousa


Aproxima-se uma das datas mais esperada do calendário turístico de Campina Grande; quando a cidade realiza o “Carnaval da Paz”. Particularmente, sendo Campina Grande uma cidade com população criativa, não cai bem esse slogan para um destino onde tudo que acontece fica bem longe do que chamamos de carnaval.

Na contramão de grandes centros, Campina Grande consegue atrair em quatro dias onde muitos caem na folia de carnaval em todo pais, um público ordeiro que vem em busca dos grandes eventos religiosos que a cidade proporciona. É visível o contentamento do setor hoteleiro, dos restaurantes, de parte do comércio onde em um período que a cidade (sem praia) estaria vazia, é possível ver um publico circulante movimento a economia local. Em 2019, quando jamais imaginávamos passar por uma pandemia recebemos vôos extras, quando em muitas cidades e até capitais, há cancelamentos. 

O principal evento, o Consciência Cristã, realizado pela VINACC - Visão Nacional para Consciência Cristã acontece no Parque do Povo entre os dias 24/02/2022 à 01/03/2022; esse ano tem sua 24ª edição com o tema “Fundamentos”. O evento conta com mais de 15 plenárias distribuídas ao longo dos 6 dias pela manhã e noite. Elas serão presenciais e também tanto pelo Blesss.org quanto pelo YouTube e pela TV. São mais de 40 preletores durante toda programação com publico presencial esse ano reduzido estimado em 8.000 pessoas em um espaço maior e climatizado. 

O segundo maior publico é o Crescer, realizado pela Comunidade São Pio X que este ano também realiza sua 24ª edição no Spazzio (casa de show) entre os dia 24/02/2022 à 01/03/2022 que tem como tema “Buscai na família os tesouros da salvação”. Com vários palestrantes já confirmados destaca-se a presença Dom Dulcênio Fontes de Matos – Bispo de Campina Grande. Assim como o Consciência Cristã, o Crescer além de presencial também será transmitido pelo YouTube. 

Outros eventos como o da Igreja Verbo da Vida, o Miep voltando ao publico espíritira que esse ano realiza sua 49ª edição, são realizados neste período e o mais interessante é que os eventos movimentam a economia local e para aqueles que desejam participar o custo é zero. Você não precisa pagar pela inscrição.

Realmente Campina Grande é uma cidade diferente. Já dizia o Poeta Ronaldo Cunha Lima quando em seu pronunciamento em 10/10/1997 no Senado Federal "Campina Grande, sorrindo, abre as portas da cidade: ao chegar, seja bem-vindo; ao partir, leve saudade. Ou: Hospitaleira e sincera, Campina é sua, de graça. Você saindo, ela espera; você voltando, ela abraça."

Não poderia finalizar, sem deixar absolutamente claro que ao contrário de determinados eventos onde a folia predomina, em Campina Grande os protocolos de segurança serão seguidos a risca, até porque, não fazemos carnaval.

--------

Alessandro S. Farias – Há 23 anos agentes de viagens de DeltaTour CPV

-----------

Para ler outras colunas de Alessandro Sousa, clique AQUI.


Postagem Anterior Próxima Postagem