Alexandre Moura: "Fusão entre as empresas Mana Tech e Base Miami"



Fusão entre as empresas “Mana Tech” e “Base Miami”

A empresa americana de tecnologia, “Mana Tech” (uma divisão do Grupo Moishe Mana's Mana Common), com sede em Miami, Florida, anunciou a fusão com a empresa de investimentos e aceleradora de Startups de tecnologia (com foco em empresas da América Latina), “Base Miami”. A “Base Miami” atua principalmente e com muito sucesso, no “mercado de entrada” - ajudando empreendedores do Brasil e de outros países da América Latina, a “acelerar e escalar Startups” nos Estados Unidos - com a fusão vai aumentar sua presença no mercado americano. As operações da Base Miami  “são suportadas por uma plataforma que “permite o acesso a recursos de qualidade e aprendizagem colaborativa”. O objetivo das duas empresas (após a fusão) é “alimentar a internacionalização da florescente indústria de tecnologia de Miami, gerando mais desenvolvimento, empregos bem remunerados e transformando a cidade em um CTG - Centro de Tecnologia Global”. 

Fusão entre as empresas “Mana Tech” e “Base Miami” (II)

O “CTG Miami” vai conectar as empresas da América Latina ao resto do mundo, através de uma plataforma de negócios de formato físico e digital, voltada para “compartilhar, colaborar e inovar”. O alinhamento entre a Base Miami e a Mana Tech, por exemplo, facilitará a aceleração para entrada no mercado, capacitação, e bootcamps (“tipo de treinamento imersivo para facilitar o desenvolvimento de habilidades importantes em diversas áreas”) adaptados às necessidades únicas das empresas vindas do exterior, especialmente as latino-americanas. Tendo cada componente especificadamente dimensionado, para ajudar as empresas “a evitar armadilhas comuns” quando entram em um novo e não totalmente conhecido, ambiente de negócios. Possibilitando assim, maximizar e aproveitar rapidamente, as oportunidades apresentadas pelo mercado-alvo (no caso os Estados Unidos). Mais informações no endereço www.base.miami

“Startup Weekend” Campina Grande

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de maio, acontecerá em Campina Grande, Paraíba, o Startup Weekend. Essa será a 8ª edição realizada na cidade. O evento é uma “experiência global de inovação”, voltado para empreendedores do segmento tecnológico, com duração de 54 horas, durante todo um final de semana de muito trabalho. A “imersão em inovação” é realizada ao mesmo tempo, em Campina Grande e mais quatro cidades do mundo: Caserta - Itália, Mulhouse - França, Zurique - Suíça e Traverse City, Estados Unidos. A edição desse ano, denominada de Techstars Startup Weekend, será realizada nas instalações da agência regional do SEBRAE, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia e de diversas entidades e empresas, participantes do Ecossistema de Tecnologia e Inovação local. Mais informações e inscrições no endereço https://event.techstars.com/event/SkYWpDTGuW ou no Instagram oficial do evento: @comunidade.tswcg

“Startup Villages”

Uma interessante ideia foi implementada pela UE – União Europeia. Trata-se das denominadas “Startup Villages” (numa definição genérica, é um “aglomerado” de Startups instaladas e acolhidas, por comunidades rurais da Europa) onde a grande maioria dessas empresas iniciantes estão focadas (mas não exclusivamente) em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de energia limpa, inovação na produção e conservação de alimentos e sistemas de gestão e controle agropecuário. O objetivo é atender as necessidades do setor agrícola europeu, e através dessas comunidades rurais, gerar condições favoráveis para atrair negócios, incentivar investimentos para projetos tecnológicos inovadores e criar oportunidades de trabalho em empresas de alta tecnologia nas pequenas cidades e aldeias. A ideia das “Startup Villages”  foi apresentada e consolidada, durante a realização do evento “Startup Village Forum”  realizado em novembro de ano passado, que reuniu conhecimentos e experiências baseados na ciência e no conhecimento técnico, já acumulado nos diferentes “Ecossistemas de  Tecnologia e Inovação” existentes no meio rural e os desafios e potenciais, para a criação de Startups especializadas no segmento agrícola. Acredito que no Brasil, pela pujança de nosso agronegócio, existe espaço para criação de um projeto com características semelhantes.

___________________________________________________________________________

Alexandre Moura é engenheiro Eletrônico, MBAs em Software Business e Comércio Eletrônico, Chairman da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.


Postagem Anterior Próxima Postagem