"Celebrando a Páscoa" - A nova coluna de Waltair Pacheco de Brito Jr.


Chegamos a época do ano em que, em nossos calendários podemos ler nos destaques que estes invariavelmente trazem, descrevendo os dias de feriado no País, a descrição clara do feriado de Páscoa, neste ano dia 17 de abril.

Destaca-se com o registro de sexta-feira santa, alguns calendários mais completos, descrevem a quinta-feira da paixão, a sexta-feira santa, o sábado de aleluia e o domingo de páscoa.

Esta é a época do ano em que na maioria dos países ocidentais a figura do coelho é um símbolo marcante, fazendo parte da tradição de presentear amigos, familiares e até mesmo desconhecidos com os mais variados modelos e tamanhos possíveis. 

Outro símbolo marcante neste período, são os ovos de chocolate, que assim como os coelhos, fazem parte do presentear de muitas pessoas. Também as comidas típicas do período como o peixe e o cordeiro além de outros alimentos que compõe a mesa de muitos lares por estes dias.

Estes símbolos para muita gente, como o coelho, os ovos e alguns alimentos, são tradições que foram incorporadas a páscoa ao longo do tempo em várias regiões ou nações e que hoje permanecem muito mais pelo aspecto comercial do que sentimental, simbólico.

O coelho foi introduzido por alguns povos por representar a fertilidade, em outra região por ser um dos primeiros animais visto pós inverno (local), já os ovos por representar a vida em grande parte dos povos, entretanto, hoje é a propaganda comercial que mantém isto vivo nas pessoas.

Mas o que de fato é a pascoa? O que significa? Qual a importância?

A páscoa é na verdade a grande festa cristã. É a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, o salvador dos cristãos, a razão de fé e vida destes. Paulo registra em uma de suas cartas aos coríntios que: “se Cristo não ressuscitou, vã era sua pregação e vã a nossa fé”.

Cristo ressuscitado é o sentido de nossas vidas, é a razão de se mover, de viver, é o fundamento de nossas esperanças o motivo de nossa alegria, por isso a celebração. Para os cristãos a páscoa é trazer a memória a paixão e morte de Jesus e a comemoração, o festejo de seu retorno a vida.

É celebrar quem desceu a sepultura humilhado, mas saiu dela glorioso, morto como cordeiro, ressurreto como leão, visto como derrotado, ressurgido em vitória. É celebrar a vida de quem nos dá vida.

A páscoa significa o grande amor de Deus em favor de nós homens, significa Seu interesse e vontade de nos ter como filhos, ainda sua misericórdia e compadecimento pela alma humana, pois á pascoa é Deus doar seu Único filho à morrer em nosso lugar, dando-lhe o poder de viver novamente para nos reconciliar com o criador, para nos levar ao Pai.

A importância da páscoa está em havendo fé na ressurreição de Cristo e celebração disto, há salvação, em não havendo, permanece a condenação.

Celebremos a Páscoa com tudo que Deus nos permite celebrar!

Feliz Páscoa a todos.

--------

Para ler outras colunas de Waltair, clique AQUI.

----------

Waltair Barbosa Pacheco de Brito Junior é brasileiro, natural de Campina Grande/PB. Nascido em 04 de setembro de 1965, é formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Paraíba, cristão e casado.

Postagem Anterior Próxima Postagem