"Investimentos em Startups da Paraíba" - Nova coluna de Alexandre Moura


Investimentos em Startups da Paraíba

Uma excelente oportunidade, para empreendedores e Startups da Paraíba, obterem investimentos para seus negócios. A “Rede de Investidores em startups do CITTA – Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo,” acaba de lançar sua primeira chamada para apresentação para potenciais interessados em investir. Sendo selecionada, a Startup receberá, gratuitamente, capacitação através de um workshop de preparação (com orientação durante todo processo) e ter a oportunidade de fazer uma apresentação para investidores. “A Rede de Investidores em Startups do CITTA é um programa de fomento ao empreendedorismo no estado da Paraíba, tendo como objetivo preparar e apoiar pessoas físicas e empresas de todo Brasil, interessadas em investir em Startups, bem como preparar empreendedores da Paraíba para captarem investimentos.” Nessa primeira chamada, as Startups serão selecionadas conforme a ordem de inscrição, assim, não perca tempo e faça agora mesmo seu cadastro. Será dada preferencia as empresas que atuam nas áreas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Saúde, Eficiência Energética e Segurança Hídrica. Maiores informações e inscrições, no endereço www.altivia.net.br/CITTA.

PRIME

Já no Paraná, o governo do estado através da SETI - Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, abriu inscrições para um programa de fomento a “inovação e propriedade intelectual.” Denominado de “PRIME - Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado” tendo como objetivo “a pré-aceleração de projetos de pesquisa científica e tecnológica, desenvolvidos por pesquisadores de universidades públicas e privadas”. A ideia, segundo informações de técnicos da SETI, é "transformar o resultado de pesquisas acadêmicas em produtos com potencial de venda, tanto no mercado local quanto para exportação”. A previsão é alcançar os cientistas apoiados por incubadoras, agências de inovação e NITs – (Núcleos de Inovação Tecnológica), selecionando nessa primeira etapa, cerca de 100 pesquisadores, sendo 20 com projetos com PI (Patente de Invenção) depositada ou concedida, pelo INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O PRIME é uma iniciativa da SETI, em parceria com a Fundação Araucária de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico e o SEBRAE/PR. Mais informações no link www.seti.pr.gov.br/cct/prime

Nova Plataforma?

Depois que Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, lançou a “Truth Social” (uma plataforma de mídia social semelhante ao Twitter), agora é a vez do CEO (Presidente-Executivo) da empresa americana Tesla Motors Inc (conhecida fabricante de carros elétricos), o bilionário empresário Elon Musk, divulgar que está trabalhando “na construção de uma nova plataforma de mídia social.” Segundo informações da agência de notícias Reuters, a ideia do empresário é que a plataforma de mídia social (caso seja realmente desenvolvida) seja baseada “em um algoritmo de código aberto e que priorize a liberdade de expressão e onde a propaganda (anúncios pagos) fosse mínima”. O objetivo principal seria fazer concorrência com o Twitter, alvo de criticas de Elon Musk devido, segundo ele, as suas politicas de uso, que estão minando a democracia ao não aderir aos princípios de liberdade de expressão. Será que a ideia vai se concretizar? 

Mais um!

Mais um “Banco Digital” (ou Fintech, para alguns) está entrando no mercado brasileiro, que tem atraído os olhares do mundo financeiro internacional, devido à ótima aceitação, desse modelo de banco, por parte dos brasileiros (especialmente os que têm menos de 40 anos de idade). Esse público (e potencial clientela) prefere os aplicativos financeiros dos bancos digitais, disponibilizados via smartphones, a irem numa agência física de um banco tradicional. O “varejo bancário” no Brasil está se transformando rapidamente, devido ao uso dessa tecnologia e a tendência é de crescimento a cada mês. Sabendo disso e de “olho” no mercado brasileiro faz algum tempo, o banco digital inglês Revolut (fundado em 2015 e que tem valor estimado em R$ 170 bilhões), acaba de anunciar sua entrada no mercado bancário do Brasil. Será um concorrente de peso, em um segmento onde as opções e a concorrência, têm crescido bastante nos últimos dois anos. O Revolut está presente em “mais de 35 países, com cerca de 18 milhões de clientes”. Vale lembrar, só para citar alguns, que já operam no país, os bancos digitais: Nubank, Inter e C6 Bank (brasileiros) e o N26 (alemão). Este último em fase final de instalação.

___________________________________________________________________________

Engenheiro Eletrônico, MBAs em Software Business e Comércio Eletrônico, Chairman da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.

Postagem Anterior Próxima Postagem