Nova coluna de Alexandre Moura: “Conexão Paraíba - São Paulo”



 “Conexão Paraíba - São Paulo”

A FAPESQ - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (que está comemorando 30 anos de existência e tem sede na cidade de Campina Grande) e a FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo fizeram uma parceria para “financiamento de pesquisas colaborativas, voltadas para pesquisadores vinculados as Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa, dos dois estados.” O principal objetivo da parceria, segundo informações do Portal www.fapesq.rpp.br, “é fomentar a formação e fortalecimento de parcerias entre pesquisadores dos estados da Paraíba e de São Paulo, nas modalidades de fomento: Auxílio à Pesquisa Regular (APR) e Auxílio a Projeto de Pesquisa (APQ)”. Os projetos devem estar direcionados para resolução de problemas locais, de acordo com as linhas temáticas sugeridas no Edital. Do lado da FAPESQ será feito um investimento, inicial, de R$ 2,5 milhões.

“Conexão Paraíba - São Paulo” (II)

As propostas de pesquisa devem ser submetidas em uma das 12 áreas temáticas, priorizadas pelas duas Fundações: Materiais Avançados; Energias Renováveis; Tecnologias Médicas e da Saúde; Informática; Biodiversidade do Semiárido; Recursos Hídricos; Ecologia; Cadeia produtiva da Cachaça; Cadeia produtiva da Apicultura; Arranjos Produtivos da Mandioca/Caprino-Ovinocultura; Biotecnologia; e Automação Inteligente com aplicação na área de saúde. Os projetos terão duração de até 24 meses e os “aportes financeiros da FAPESQ e da FAPESP, serão proporcionais ao esforço das equipes de pesquisa do respectivo estado, não havendo obrigação de igual financiamento por cada uma das duas FAPs”. Os proponentes devem ser caracterizados como “Pesquisador Doutor, Bolsista de Produtividade (PQ) do CNPq nível 1 e 2”, com vínculo empregatício em uma Instituição de Ensino Superior ou Instituto de Ciência e Tecnologia Pública. Mais informações no endereço www.fapesq.rpp.br 

IABE

Aos poucos os grandes eventos mundiais retornam com a presença de publico (mantendo, entretanto, formato hibrido que veio para ficar). Esse é o caso das conferencias da IABE (The International Academy of Business and Economics - Academia Internacional de Negócios e Economia). A IABE (www.iabe.org) é uma organização global formada por acadêmicos, executivos de negócios, estudantes e formuladores de políticas públicas em negócios, economia e áreas afins. Tendo como objetivo “promover o intercâmbio internacional de conhecimento e ideias de ponta em pesquisa, ensino e melhores práticas gerenciais, para ajudar a melhorar a produtividade e a competitividade das nações”. O próximo grande evento da IABE será a conferencia "Excelência em Pesquisa/Ensino em Negócios e Economia", a ser realizada na cidade de Nashville, capital do estado americano do Tennessee, no período de 10 a 12 de junho deste ano, com a presença de público depois de mais de dois anos, devido as restrições sanitárias.

“FedEx e eVTOL”

Matéria da revista brasileira “Flap Internacional”, especializada em aviação, informa que a empresa americana FedEx, gigante de transporte expresso de carga aérea, “vai entrar no mercado de aeronaves eVTOL (misto de veiculo voador e helicóptero elétrico, sem piloto) para o transporte de carga aérea”. A ideia é trabalhar em parceria, com a também americana, “Elroy Air” (utilizando o modelo eVTOL Chaparral da empresa) no “desenvolvimento da primeira aeronave autônoma de ponta a ponta, para o sistema de carga aérea”, da FedEx. Inicialmente, o eVTOL Chaparral vai operar nas entregas em um raio de até 500 metros, a partir dos armazéns da FedEx” e posteriormente, ir ampliando essa distância, já que o equipamento da Elroy Air, tem autonomia para atingir até 480 km, transportando uma carga de cerca de 230 Kg. Os testes de voo e de entrega de produtos, estão programados para ter inicio no ano que vem.

__________________________________________

Engenheiro Eletrônico, MBAs em Software Business e Comércio Eletrônico, Chairman da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.


Postagem Anterior Próxima Postagem