Nova coluna de Alexandre Moura no Hora Agora: "Open Banking”



“Open Banking”

No mês que vem, no dia 31, acontecerá a edição 2022 do “Fórum Open Finance.” O evento vai reunir executivos do mercado financeiro brasileiro, visando debater e compartilhar, “experiências e estratégias. para a adaptação aos novos modelos previstos pela abertura de dados com a implantação do Open Banking, do Open Insurance e do Open Investment”. O foco principal será em temas relacionados ao Open Banking (possibilidade de clientes do sistema financeiro compartilharem suas informações, entre diferentes instituições autorizadas pelo BC - Banco Central), a exemplo das “diretrizes e ajustes na regulamentação para seguir os prazos e cronogramas do BC”, bem como as implicações da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, nessa “troca” de informações entre os agentes do sistema financeiro. A grande novidade dessa edição é que além das palestras, os participantes “terão mais sete dias inteiros de Rodadas de Negócios e Networking dentro de uma Plataforma Exclusiva de Negócios, com especialistas em open finance”. Mais informações através do e-mail: relacionamento@eb.conceitoseminarios.com.br

Elon Musk “continua no ataque”

Como escrevi nesse espaço na semana passada, a “novela” entre o bilionário americano Elon Musk e a empresa Twitter Inc está longe de terminar. Essa semana, segundo matéria da Agência Reuters, o empresário fez uma oferta no valor de cerca de R$ 220 bilhões, por um percentual de ações adicional (ele já comprou 9% das ações) que daria o controle absoluto do Twitter. O CA - Conselho de Administração (Board of Directors, em inglês) da empresa ainda não decidiu (ou não sabe) o que fazer (pela legislação americana a empresa tem que responder a essa proposta). Para analistas do mercado de ações, banqueiros e executivos de fundos de investimentos, a expectativa é que o CA rejeite a oferta, pois o mercado considera o valor muito baixo, pelo potencial de crescimento do Twitter.

Elon Musk “continua no ataque” (II)

Por outro lado, tudo indica que o CA não vai se envolver de forma direta, nesse assunto - deixando o “abacaxi” para a Diretoria Executiva - aguardando algumas semanas até que os novos acionistas (caso de Elon Musk) e antigos, indiquem os membros do Conselho. A diretoria está com prestigio junto ao atual CA, pois vem cumprindo as metas traçadas no planejamento aprovado pelo Conselho, a exemplo de “atingir 315 milhões de usuários ativos diários monetizáveis (usuários registrados que veem anúncios na Plataforma) e gerar pelo menos, R$ 38 bilhões em faturamento, até o final do ano que vem.” A questão é saber o que Elon Musk vai fazer (próximo passo) caso sua oferta de compra seja rejeitada. Vai desistir ou continuará no “ataque” para ter o controle da rede social? É aguardar o próximo capitulo dessa “novela”.

E-book sobre Startups e Grandes Empresas

Um E-book (livro eletrônico) bem interessante sobre Startups e grandes empresas, está sendo disponibilizado pela Fundação CERTI (organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados) com sede na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Com o título: "Startups + Grandes Empresas: modelos de inovação eficientes para geração de valor"!, o E-book  trata de modelos de inovação colaborativos e “aproximação entre negócios de diferentes segmentos, portes e natureza (pública ou privada) com potencial de criar uma rede de fortalecimento para novas soluções”. O livro apresenta isso “na prática e mostra alguns números do mercado, que comprovam a eficácia dessa união”. Muito interessante. Para mais informações e como obter o E-book, enviar e-mail para: marketing@certi.org.br

____________________________________________

Alexandre Moura: Engenheiro Eletrônico, MBAs em Software Business e Comércio Eletrônico, Chairman da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.


Postagem Anterior Próxima Postagem