Presidente e fundadora do IHCG serão homenageados por vereadores


No próximo dia 19 de abril,  a partir das 19h, o presidente do Instituto Histórico de Campina Grande – IHCG, Vanderley de Brito, e a fundadora do Instituto, Ida Steinmuller serão homenageados pelo poder legislativo Campinense, com o recebimento da Medalha de Honra ao Mérito Municipal concedido pela Câmara Municipal, Casa de Félix Araújo.

A propositura é do vereador, Rubens Nascimento, do PSC, que justificou a propositura enfatizando o relevante trabalho de estudo, pesquisa e escrita a respeito da história de Campina Grande, realizado pelos membros do IHCG.

“Vanderley de Brito e Ida Steinmuller são autores de uma obra literária apaixonante, fruto de um trabalho dedicado de uma vida inteira de pesquisa e dedicação ao conhecimento e preservação da história da nossa cidade. O trabalho literário tem sua relevância acentuada quando sintetiza o enredo do nosso traçado, conquistando mentes e corações no aspecto da valorização de nossa história local, preservando os fatos, esclarecendo o presente e eternizando tudo o que somos”, ressaltou o parlamentar.

A publicação que o vereador se refere, é o livro História de Campina Grande –de aldeia à metrópole, lançado no mês de outubro do ano passado, em uma sessão especial na Câmara de vereadores. A obra escrita através da parceria entre o historiador, Vanderley de Brito e a administradora Ida Steinmuller traz um minucioso estudo sobre a história da cidade e figuras públicas como como Cássio Cunha Lima, Luiz Motta Filho, Enivaldo Ribeiro, Félix Araújo Filho e Veneziano Vital do Rêgo, entre outros que fizeram e fazem parte da história da cidade.

A obra organizada em 15 capítulos e 190 páginas é prefaciada pelos historiadores Luíra Freire e Flávio Carreiro, e tem um formato de livro didático, que revisita a história do município de Campina Grande, desde antes da sua fundação, em 1697, seguindo até o final do século 20. 

Quem são os homenageados

Vandeley de Brito é historiador e arqueólogo, respectivamente formado e pós-graduado pela Faculdade Alfamérica de Praia Grande – SP. É fundador da Sociedade Paraibana de Arqueologia – SPA, e atualmente preside o Instituto Histórico de Campina Grande – IHCG.

Ida Steinmuller é administradora e agropecuarista formada pela Universidade Regional do Nordeste, e pós-graduada pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. É fundadora é presidente de Honra do IHCG.

Diego Araújo - Assessoria

Postagem Anterior Próxima Postagem