Operação Carro-Pipa distribui em junho mais de 1,6 milhão de litros de água


O coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão, informa que, apesar das últimas chuvas registradas no Estado superarem a média histórica em alguns municípios, em outros ainda é registrado um déficit hídrico. Por conta dessa escassez em algumas áreas, a Operação Carro-Pipa continua com a distribuição de água potável em Campina Grande. Neste mês as cisternas coletivas, assentamentos, escolas e as unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs) vão receber 1 milhão 660 mil litros de água.

A Operação Carro-Pipa (OCP) é um programa realizado por meio da parceria entre os Ministérios da Defesa e do Desenvolvimento Regional, que não sofre descontinuidade, cabendo à Defesa Civil e Vigilância Sanitária dos municípios coordenarem os serviços de coleta, transporte e distribuição de água potável.

É comum regiões da Paraíba terem chuvas mal distribuídas. “Existe a necessidade emergencial que não pode ser deixada de lado. Mas é preciso investir cada vez mais em perfuração de poços, instalação de dessalinizadores e de adutoras que distribuam água com mais eficiência”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão.

O abastecimento das cisternas é feito de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde. Neste mês a distribuição de água começou no dia 1º e se estenderá até o dia 30 de junho e vai beneficiar 3.059 pessoas. 

Para atender ao abastecimento das 100 cisternas coletivas, cadastradas pela Defesa Civil, são necessários 166 carros-pipa. A Defesa Civil e a Vigilância Sanitária garantem a qualidade da água distribuída para a população rural de Campina Grande.

Diariamente, representantes do 31º BIMtz, da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária acompanham a distribuição de água. São observados todos os protocolos de higienização de mangueiras e dos veículos e uso de EPIs por parte dos pipeiros.

Ruiter Sansão destaca a importância da fiscalização, por parte da população, com sugestões e denúncias no caso de irregularidades, que devem ser encaminhadas através do (83) 99645.2330.

Postagem Anterior Próxima Postagem