Sociedade Garantidora de Crédito busca promover fomento econômico na região


A Sociedade Garantidora de Crédito – SGC GarantiNordeste foi fundada em 2012, tal qual o Sicoob, também nasceu da iniciativa empreendedora dos diretores da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande com o objetivo de fortalecer o setor produtivo, oportunizando aos micros e pequenos empresários a conseguirem acesso ao crédito estruturado com mais facilidades e taxas competitivas, fornecendo assim, garantias reais ao sistema financeiro.

Ao longo desse tempo, a SGC passou por dificuldades de continuidade operacional, excepcionalmente nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19. Retornando, ainda durante a pandemia, com um novo ciclo gerencial, mudanças nos processos administrativos, apoio da SGC Central (principal órgão gestor). Outra readequação importante foi a renovação das parcerias, principalmente com o SEBRAE e SICOOB, que possibilitou a GarantiNordeste atuar de forma constante, com os mesmos, em busca de aprimorar os serviços ofertados e promover o desenvolvimento em toda a região Nordeste, atuando efetivamente nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Missão Toledo

Recentemente, a SGC Nordeste convidou as instituições parceiras e outras entidades do setor produtivo para conhecer o modelo de sucesso de fundos garantidores do Brasil, que é o Paraná, precisamente na cidade de Toledo. A visita técnica foi denominada de Missão Toledo e ocorreu entre os dias 12 e 15 de junho deste ano.

Com o São João no Nordeste na sua retumbante volta pós pandemia e enchentes do Recife, que impossibilitaram a ida de muitos representantes, o presidente da SGC GarantiNordeste, Antônio Andrade, agradeceu carinhosamente a todos que conseguiram romper as dificuldades e atenderam ao convite da SGC. Marcaram presença durante a Missão Toledo, a Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande – ACCG; a presidente da Associação Comercial e Empresarial da Paraíba – ACPB, Melca Farias; os representantes das Agências de Desenvolvimento de Igarassu e Petrolina, Ricardo Márcio e Patrícia de Souza, respectivamente; a Federação das Associações de Municípios da Paraíba na pessoa de Arnaldo Barbosa; os representantes da Organização das Cooperativas do Brasil, Pedro Albuquerque da OCB PB; Roberto Coelho e Eduardo Gatto da OCB RN;  Márcia Timóteo e Elinaldo Macedo pelo SEBRAE PB; Fernando Clímaco do SEBRAE PE; Arquelau Aires do Sicoob-PB; Maria Eunice do Sicoob Centro Nordeste; Flávio Brito do Sicoob Central Nordeste; Luan da Anunciação do Sicoob-PE, Manoel Santa Rosa do Sicoob-RN; Custodio Ricardo, presidente do Sicoob Potiguar e Anacelly Paula, também do Sicoob Potiguar.

A comitiva teve a oportunidade de conhecer o modelo de sucesso de cooperativismo, associativismo e empreendedorismo em Toledo, com o apoio decisivo na garantia de crédito, através das SGC’s, ao micro e pequeno empresário, que é bastante atuante no Sul do país.

O presidente da SGC GarantiNordeste, Antônio Andrade, destacou a importância da experiência networking vivenciada pela comitiva. “Volto entusiasmado pelo que vi, constatei, e com viabilidade de aplicação no Nordeste, o que pode melhorar nosso ecossistema; e além disso, notei que nossos convidados e parceiros também se mostraram eufóricos em colocarem tudo em prática na nossa região”, pontuou. Andrade continuou afirmando que está “confiante, porque as parcerias e linhas de crédito poderão se expandir mais ainda para os empresários, a partir da SGC GarantiNordeste”.

A cidade do Agronegócio

Cada vez mais, Toledo tem consolidado a imagem de ser um excelente lugar para morar e investir. Com pouco mais de 140 mil habitantes e conhecida como capital do agronegócio, a cidade está entre as melhores do país para empreender. O levantamento “Cidades Excelentes” feito pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação aponta a Capital Paranaense do Agronegócio como o 2º melhor entre os 326 municípios do Brasil com mais de 100 mil habitantes, com Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) de 73,18, numa escala que vai de 0 a 100. O pódio da categoria da qual Toledo faz parte é liderado por Jaraguá do Sul/SC (73,32) e completado por Apucarana/PR (71,59).

A comitiva liderada pela SGC Nordeste visitou a sede da SGC Central, que é localizada em Toledo, e pôde entender melhor o sucesso, também, da parceria com o poder público local. “Nesses encontros com a Central de Garantias, da qual somos afiliados, nos foi confirmado o apoio e confiança nas ações da gestão à frente da SGC Nordeste, de consolidar a mesma como instrumento de crédito rápido, seguro, descomplicado e com taxas competitivas”, destacou Antônio Andrade.

Novas experiências

Continuando com os momentos riquíssimos de experiências em Toledo, a comitiva participou de encontros na Associação Comercial e Empresarial de Toledo – ACIT, espaço de discussões que tratou sobre o acesso ao crédito para micro e pequenas empresas, além de aporte de fundo garantidor. Ainda foi visitada a Cooperativa Sicoob Meridional, que possui mais de 66 mil associados, com taxas extremamente competitivas estando abaixo de 2%, servindo de exemplo para as Cooperativas no Nordeste.

Todos os integrantes da Missão Toledo foram convidados para irem a sede da municipalidade de Toledo, através do prefeito Beto Lunitti, que na ocasião apresentou o sistema de governança para sociedade e com profundo respeito ao setor produtivo. A prefeitura realizou aportes com recursos próprios para o Fundo Garantidor, beneficiando microempresas, empreendedores individuais e empresas de pequeno porte do município, hoje o Paraná conta com mais de 30 prefeituras com aporte em fundo de risco.

A visita técnica foi encerrada com o conhecimento do trabalho desenvolvido no BioPark, entidade referência no Brasil em Parques Tecnológicos, que também criou um Fundo Garantidor próprio. O presidente Antônio Andrade disse estar vislumbrado com a dinamicidade do BioPark. “O local possui um formato gerencial dinâmico, fomentando o surgimento de novas companhias, mas com metas bem definidas, para que as empresas incubadas tenham suas chances e consigam dar espaços para outras”, justificou.

"Estamos com um grande desafio de mudar a cultura de investimentos e principalmente alavancar a SGC Nordeste como principal instrumento de impulsionamento das empresas através de crédito, garantindo mais segurança ao sistema financeiro com taxas mais competitivas". Antônio Andrade

Frutos da GarantiNordeste

O trabalho da SGC GarantiNordeste tem colhido frutos, todo esse esforço de tornar a SGC Nordeste em instrumento fomentador da região, além de que nos últimos 12 meses vem conseguindo sanar e honrar suas pendências financeiras operacionais com todos. As operações de créditos estão acontecendo em bom número, tem-se ampliado o número de cooperativas parceiras nos três estados: Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A SGC GarantiNordeste também já tem, atualmente, mais três novos aportadores de fundo de risco, além do maior parceiro que é o SEBRAE. Hoje, a Sociedade Garantidora de Crédito conta com a SGC CENTRAL; o SINDCAMPINA e a primeira prefeitura do estado da Paraíba a assinar aporte, Cabaceiras.

A SGC NORDESTE vai ser um diferencial para o micro e pequeno empresário, no tocante do acesso ao crédito descomplicado venais barato, garantido vida longa para as empresas, empregabilidade, mais impostos ao cofre público e desenvolvimento sustentável da região.


Assessoria

Postagem Anterior Próxima Postagem