Nova coluna de Waltair Pacheco de Brito Jr: "Quem é o vice?"


Estamos a pouco mais de trinta dias para o prazo final para a realização das convenções partidárias para as eleições 2022, e particularmente na Paraíba apesar de os candidatos titulares da majoritária estarem apresentados por seus respectivos partidos há meses, os seus companheiros de chapa (vice) ainda não foram definidos.

Estratégia ou dificuldade em encontrar o nome certo?

Sabe-se que a escolha do vice é fundamental no processo eleitoral e governamental, daí o nome escolhido invariavelmente passar por um processo criterioso e estratégico de escolha além do olhar critico do titular, haja vista, uma das questões que muito pesa ser a afinidade de ideias, uma vez que pós eleição é a figura mais próxima do poder e o substituto direto do eleito.

Questões como confiabilidade, capacidade aptidão e qualificação são preponderantes, embora as vezes tudo isso seja desprezado, trocado por uma aliança política, uma conjuntura de coligação onde o nome seja uma imposição de um partido coligado onde tudo que pese seja o cargo.

Embora se busque também no candidato a vice uma base eleitoral forte, o vice se torna mais importante neste aspecto de voto, no conceito que empresta e ou agrega ao titular, podendo suprir a carência de votos em segmentos que este jamais alcançaria, a exemplo de Lula e José de Alencar, o primeiro pura esquerda, o segundo conservador, trouxe os votos do seu nicho para dentro do processo, o que fez com que a chapa saísse vencedora do pleito.

O cenário paraibano apresenta uma dura realidade, com quatro nomes em destaque disputando a vaga ao governo o nome do vice tem sido um problema. 

O atual governador João Azevedo (PSB), candidato à reeleição tem por imposição do PP, partido da base, o nome de Lucas Ribeiro, atual vice prefeito de Campina Grande. Tem o govenador em seu olhar critico confiança, vê aptidão, sintonia nas ideias entre outros? Outro problema é a oposição ferrenha de outro partido da base PR, que se opõe ao nome indicado, à imposição feita, e exige ser o nome do vice, indicação deste.

Outro pré-candidato, Veneziano, estrategicamente tendo que buscar um nome da Capital, tem se deparado com os nomes de Lucélio e Maisa Cartaxo, irmão e esposa de Luciano Cartaxo, ex-prefeito de J. Pessoa, derrotado com seu candidato no primeiro turno em 2020. Tem Veneziano contemplado os critérios necessários para o vice nesses nomes?

O também pré-candidato Pedro C. Lima, que estrategicamente busca um nome na Capital, tem encontrado o nome do Jornalista e apresentador Samuca Duarte. Analisando a ideia de conceito, agrega o apresentador algum valor eleitoral a campanha? Consegue ele transferir voto de seu nicho para o candidato titular? 

O ultimo nome desta lista quadrupla de pré-candidatos, o Jornalista Nilvan Ferreira também não divulgou o nome do seu vice, conforme tem dito está analisando quatro possíveis nomes de Campina Grande, entretanto, embora seja um estreante numa campanha estadual e na majoritária, parece ser o que tem melhor condição de acertar no nome do companheiro de chapa.

Dentre os quatro nomes que tem analisado, o nome do bem sucedido empresário Artur Bolinha já citado como um dos nomes da lista, parece ser entre os nomes conjecturados para vice entre os candidatos, o que mais reúne as características ou critérios de um bom nome de vice sobre tudo para o candidato Nilvan Ferreira, que além das qualificações, conceitualmente tem muito a agregar.

-------
Waltair Barbosa Pacheco de Brito Junior é brasileiro, natural de Campina Grande/PB. Nascido em 04 de setembro de 1965, é formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Paraíba, cristão e casado.
Postagem Anterior Próxima Postagem