Nova coluna de Alexandre Moura no portal Hora Agora: "Mais prazo"



Por Alexandre MOURA (*)

Mais Prazo!

Por solicitação de muitos interessados em participar, especialmente dos oriundos das Américas do Sul e Central, a data limite, para inscrições na “Chamada de Ideias BraFip - ALETI 2022”, foi prorrogada para o dia 11 de setembro, próximo. A “Chamada de Ideias BRAFIP” é um convite público internacional para submissão de “Ideias e Projetos para PD&I Colaborativa” (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de forma Colaborativa), envolvendo diversas Empresas, Universidades, Startups e Centros de Pesquisa, do Brasil, das Américas, Austrália, Ásia e da Europa. A edição deste ano é uma ação em conjunto com a “ALETI” (La Federación de Entidades de Tecnología de la Información de América Latina y el Caribe, España y Portugal). As 15 melhores ideias selecionadas serão apresentadas na Edição 2022, do INCODAY (International Cooperation Day) que acontecerá na cidade de Fortaleza, Ceará, em dezembro. Mais informações sobre como participar podem ser obtidas no portal da BraFip, no endereço: www.brafip.org.br

Aceleração de Startups em Campina Grande

As Startups de Campina Grande, Paraíba, terão oportunidade de “acelerar” suas ideias e negócios, através do “Projeto Impulse Campina” (que conta com o apoio do Hub InovAtiva). O projeto é executado pela PMCG - Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da SECTI - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e já está com as inscrições abertas. “Serão selecionados 20 projetos inovadores para receber as capacitações e mentorias, realizadas por profissionais e empreendedores, qualificados, que vão ajudar na viabilização de cada projeto apoiado”. Até agora, segundo informações da SECTI, já se inscreveram Startups dos segmentos de Tecnologia Social, IA (Inteligência Artificial), Machine Learning, Automação, “Geo Engenharia”, TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Design, Eletroeletrônica, Big Data, e Internet das Coisas (IoT – Internet of Things). As empresas selecionadas podem também, apresentar suas soluções para investidores e potenciais clientes. Mais informações e inscrições, no endereço https://secti.campinagrande.pb.gov.br/ Excelente iniciativa! (Com informações da CODECOM da PMCG).

Novo Capítulo 

A “novela” da compra do Twitter pelo bilionário americano Elon Musk tem um novo capítulo. A novidade é uma aparente proposta, com o objetivo de encerrar a discussão e ações na justiça. Segundo os advogados do empresário, o acordo pode ainda acontecer, desde que a empresa Twitter Inc, dona da rede social, forneça provas de que as contas são reais. A ideia é que o departamento técnico do Twitter apresente seu método de amostragem de pelo menos 100 contas, e como o método prova que as contas são reais. Caso esses requisitos sejam atendidos a compra/pagamento será realizado, conforme o acerto inicial. Os representantes da empresa não comentaram a proposta. Com a “briga” agora nos tribunais (o julgamento deve ter início, caso aconteça realmente, em outubro, prometendo uma grande audiência, em nível mundial), a troca de acusações entre as duas partes, preliminarmente, só aumenta e “esquenta a novela”, cujo clímax é esperado nos debates no Tribunal. 

“Educação Digital”

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4513/2020 que institui “a Política Nacional de Educação Digital”.  O PL 4513/2020 tem o objetivo principal,  “ampliar o acesso à tecnologia em cinco áreas especificas: inclusão digital, educação digital, pesquisa digital, capacitação e especialização digital”. Também foi incluído no texto final aprovado pelos deputados, alterações na “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional” (Lei nº 9.394/1996), com foco em alterações curriculares da educação básica, visando à adequação “das competências digitais ao longo das suas etapas, a partir do ensino fundamental”. Outro ponto importante incluído é a “exigência do ensino de computação, robótica e competências digitais” em todas as escolas (de todos os níveis) do País. O texto agora vai ao Senado Federal. O PL 4513/2020 é um importante e estratégico passo, para o desenvolvimento do Brasil.

___________________________________________________________________________

Engenheiro Eletrônico, MBAs em Software Business e Comércio Eletrônico, acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.

Postagem Anterior Próxima Postagem