Nova coluna de Alexandre Moura no portal Hora Agora: "A Embraer e a UFPE"


Por Alexandre MOURA (*)

A EMBRAER e a UFPE

A EMBRAER - terceira maior fabricante de aviões do mundo e líder em várias áreas relacionadas à indústria de Defesa, Segurança e TI (Tecnologia da Informação) - em uma parceria com o “CIn-UFPE” (Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco), disponibiliza 35 vagas para a “Segunda Edição do Programa de Especialização em Software”. As inscrições já estão abertas e vão até o final deste mês de outubro. O curso, em nível de Pós-Graduação, é voltado para formados em “ciências exatas nos últimos cinco anos”. O sucesso alcançado na Primeira Edição levou a EMBRAER a “repetir a aposta” no modelo vencedor, que tem como principal objetivo “aprimorar os conhecimentos de novos profissionais nas áreas de desenvolvimento de Software Embarcado e Ciência de Dados”, visando atender às demandas da própria empresa quanto do “cluster” (concentração de empresas que possuem características semelhantes) aeroespacial brasileiro. Ao final curso, que tem duração de nove meses sendo dividido em três módulos, o aluno faz jus ao “Diploma de Pós-Graduação Lato Sensu da UFPE.” Mais informações no endereço www.embraer.com

Resultado do “Startup NE”

Com objetivo de “fomentar e desenvolver o Ecossistema de Inovação do Nordeste e particularmente, as Startups baseadas na região”, o SEBRAE criou o Programa “Startup Nordeste”, para “aceleração” dessas empresas iniciantes. O início do “Startup NE/PB” (focado no estado da Paraíba), aconteceu no mês de julho passado, “quando foram selecionados os 200 projetos para participarem da primeira fase do projeto. Para esse grupo inicial, foram realizadas palestras, oficinas e mentorias, sobre modelagem de negócio e avaliação do potencial de mercado”. Na segunda etapa, “108 projetos com melhor desempenho obtido, após as capacitações”, fizeram suas apresentações para um “júri” durante um evento na Agência Regional do SEBRAE na cidade de Campina Grande. Sendo, selecionadas então, as 26 Startups que avançarão para a última fase do programa, com a concessão de bolsas de estímulo à inovação, “podendo cada Startup receber até duas bolsas, no valor de R$ 6.500,00 cada uma”. Desta forma, “os empreendedores vão se dedicar a vender seus produtos e serviços, buscar investidores no mercado e construir sua base inicial de clientes”. As empresas que estão classificadas para esta última etapa são as seguintes: Abracadabra; Angel; AtWork Soluções e Negócios; AVIN; Bauá Kombucha; Bidgram; Birrificio Club; Buddly; Certech; Coraticum; Doctor Play; E-troka; In Xepa; Logston; Mindsun; NEORON; O Personal Digital; Orby Maria; PyroCompany; Rede Patas; Revigorada Mente; Start & Go System; Sunnova; TocTi; Tradenergy e U-Lar. Mais informações no endereço: http://pb.startupne.com.br.

A EMBRAPII financia tecnologia voltada para segurança

Ainda no “tema Startup”, a EMBRAPII - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial e o CPQD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, estão financiando a Startup “Alfa Sense” para o desenvolvimento de “uma tecnologia inédita, 100% nacional, de segurança”. Denominado de “Fence Smart”, o produto da Alfa Sense é voltado à “segurança e proteção, de perímetros de até 20 quilômetros de extensão”. Um dos diferenciais da solução é a “capacidade de monitorar grandes distâncias por meio de fibra óptica e geolocalização, com detecção em tempo real, de uma tentativa de invasão do perímetro protegido”. O sistema conta também, com um software (programa de computador) com “algoritmos que classificam as ocorrências detectadas ao longo da área protegida, em tempo real, transformando todas as vibrações captadas em assinaturas únicas como uma espécie de impressão digital”. O mercado do “Fence Smart”, segundo a empresa, é o de condomínios verticais ou horizontais, portos, indústrias, aeroportos, áreas de mineração, usinas de geração elétrica fotovoltaica ou eólica, agências bancárias e subestações de energia. O produto deve começar a ser comercializado no primeiro trimestre do ano que vem.

Nova Norma Técnica

A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas lançou uma “Nova Norma Técnica voltada para Segurança Cibernética (segurança na Internet) e Privacidade”. Denominado de “Segurança da Informação, Segurança Cibernética e Proteção da Privacidade - Controles de Segurança da Informação (Norma ISO/IEC 27002)”, o documento, segundo os Técnicos da ABNT, é “um conjunto de referências de controles genéricos de segurança da informação, incluindo orientação para sua implementação e utilização, com o objetivo de orientar as empresas (independente do porte e do segmento de atuação) na proteção de suas informações críticas e sensíveis.” A nova Norma é voltada, principalmente, para empresas “que criam, coletam, tratam, armazenam, transmitem e descartam informações de diversas formas (eletrônica, física e/ou verbal)”. Essa iniciativa da ABNT é excelente, servindo como mais uma ferramenta de orientação/proteção para as empresas, em um ambiente de negócios cada vez mais tecnológico e digitalizado, propenso a ataques de criminosos digitais (hackers) diariamente. Serve também, como suporte adicional a adequação da empresa a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

____________________________________________________________________

Engenheiro Eletrônico, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.


Postagem Anterior Próxima Postagem