Nova coluna de Waltair Pacheco: "A realidade de um mundo apocalíptico - I"


Por Waltair Pacheco de Brito Jr.

Apocalipse do grego apokálypsis (revelação ou ação de descobrir).

Em senso comum a ideia apocalíptica é tratada como o fim dos tempos, o fim da jornada humana sobre a terra, ideia cantada pela banda Eva de sucesso à época:

“Meu amor, olha só hoje o sol não apareceu

É o fim da aventura humana na Terra

Meu planeta adeus,

Fugiremos nós dois na arca de Noé

Olha bem meu amor é o final da odisseia terrestre”.

Entretanto apocalipse é radicalmente a ideia da revelação, a ação de descobrir, é o que está posto na Bíblia Sagrada sendo inclusive o fundamento para a ideia de fim dos tempos, pois, lá está como título do último livro escrito e trata exatamente de revelações que Deus fez acerca de acontecimentos à vida da humanidade e do planeta como um todo em tempos determinados, embora, outros livros tratem também de assuntos pertinentes à vida humana até o seu final.

Como os fatos narrados em Apocalipse causa na maioria das pessoas assombro, medo, por ter uma linguagem forte e recheada de simbolismo, apontar situações nunca antes vista e de grande impacto no sentido de devastação, desolação, as pessoas recorrem ao entendimento de fim do mundo, a destruição completa do planeta terra e o extermínio da humanidade.

Em parte tal pensamento não é de todo errado quanto a ideia de fim no Apocalipse bíblico, uma vez que a narrativa das Escrituras nos aponta em um determinado momento isto, porém, como dito acima, são revelações de acontecimentos que se dão ao longo da jornada humana em períodos distintos.

Já estamos vivendo um período apocalíptico, mas, ainda não é o fim. Não é dúvida entre nós que: a iniquidade tem aumentado, o amor das pessoas tem esfriado, terremotos constantes e devastadores têm sido sentido, enfermidades, pestilências tem assolado a humanidade, anomalias constantes no céu e na terra têm sido vistas, igrejas desoladas, o evangelho em muitas partes negligenciado, guerras, rumores de guerras, apostasia, pai contra filho, filho contra pai, entre outros fatos, registros do Apocalipse.

Outro aspecto da narrativa bíblica que nos coloca dentro de um período apocalíptico é o fato do surgimento de um governo único, ideia amplamente defendida por muitos políticos, grandes empresários, líderes de nações e religiões, como é o caso do atual Papa Francisco, e que constata-se, caminhamos para isto, mas, isso também não é o fim.

Todas estas ideias ou fatos narrados na bíblia com total constatação dos nossos olhos e ou ouvidos, nos levam a compreensão de que vivemos de fato um período apocalíptico. A polarização mundial entre direita e esquerda com conceitos e ou práticas bastantes distintas, também constitui prova cabal desta mensagem profética.

No livro do Apocalipse cap. 22 vers. 11 diz: “Quem é mau, que continue a fazer o mal, e quem é imundo, que continue a ser imundo. Quem é bom, que continue a fazer o bem, e quem é dedicado a Deus, que continue a ser dedicado a Deus”. Outra versão, fala de justiça e sujeira para as condições de mau e imundo respectivamente.

Esta é sem dúvida uma realidade muito próxima de nós brasileiros, está patente a todos a polarização entre os que agem continuamente com injustiça os que são sujos e os que tentam a todo custo fazer justiça assim como os que querem ser limpos.

Tudo isso não nos leva ao fim da humanidade nem do planeta, mas, faz parte do Apocalipse ou seja, da revelação Divina, assim como outros fatos que estão muito próximos de nós e que tem passado desapercebido pela maioria das pessoas, isto é, o tempo apocalíptico já chegou continuamos vivendo, o mundo existindo, em transformação, porém as pessoas não se dando conta disto.

Acontecimentos outros registrados no Apocalipse e que de muito perto nos rodeia, apresenta um cenário trágico, perturbador para o homem, para o mundo, onde o desalento a dor o sofrimento será uma realidade inevitável, porém, com tudo isso ainda não é o fim.

A humanidade vive o Apocalipse sem conhecer, caminha para o apocalipse sem se preocupar, vai chegar em ambos sem entender.

---------------
Waltair Barbosa Pacheco de Brito Junior é brasileiro, natural de Campina Grande/PB. Nascido em 04 de setembro de 1965, é formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Paraíba, cristão e casado.
Postagem Anterior Próxima Postagem