“Os Sete Pecados Capitais”- Nova coluna de Alexandre Moura no Hora Agora


Por Alexandre MOURA (*)

“Os Sete Pecados Capitais”

No próximo dia 29, no “SEBRAE Lab”, Agência Regional do SEBRAE, em Campina Grande-PB, acontecerá a palestra “Os 7 pecados capitais de entrada no mercado americano – Cenário de Investimentos Internacionais em Tecnologia”. O palestrante, Fernando Cariello, tem vasta experiência internacional, com mais de 20 anos desenvolvendo mercados no setor de TI (Tecnologia da Informação), e desde 2004 iniciou prática de apoio à expansão de empresas de tecnologia para o mercado norte-americano. Fernando é Co-fundador da “Base Miami”, aceleradora de entrada no mercado; Sócio da “CuboStart”, uma Incubadora de suporte de soft-landing de empresas estrangeiras que chegam aos Estados Unidos e Sócio da Investidora Staged Ventures, que faz investimentos em empresas de tecnologia após a obtenção de capital semente. Como investidor, participa de 15 empresas de tecnologia, mentor e assessor de diversas empresas. Fernando é também, “Representante Internacional” da BraFip (www.brafip.org.br) na América do Norte e estará presente no INCODAY (Internacional Cooperation Day) que acontecerá no dia 1 de dezembro, em Fortaleza, Ceará.

RNP e Startups

A RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, entidade ligada ao MCTI - Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações responsável pela estrutura da rede acadêmica de dados (Internet) brasileira, lançou uma chamada (com objetivo de promover Inovação Aberta) “para qualificação de Startups e fornecedores, que tenham o interesse em trabalhar no desenvolvimento de soluções em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações) para a comunidade de Pesquisa, Ciência e Educação do Brasil”. Segundo técnicos da RNP, “esse tipo de contratação, reduz bastante a burocracia, ganhando agilidade, permitindo o início dos serviços imediatamente, logo após rápida concorrência entre os qualificados”. O processo se inicia com o “preenchimento de um cadastro, listando as áreas temáticas em que a Startup tem alguma experiência”. Dentre as 20 áreas possíveis de serem atendidas, estão: interoperabilidade, automação, cloud computing, mobile, ciência de dados, banco de dados e IoT (Internet das Coisas).

RNP e Startups (II)

As Startups selecionadas “passarão a integrar o cadastro de fornecedores por um período de 24 a 60 meses”. Quando a RNP necessitar de serviços, envia um pedido de proposta para as empresas cadastradas, dentro de suas especialidades. Outro objetivo dessa ação é “aproximar e aquecer, o Ecossistema Brasileiro de Startups, incentivando a criação, em colaboração, de soluções inovadoras e de altíssima qualidade para os clientes da RNP.” Vale salientar que, a “RNP estabelece critérios elevados de qualidade em suas demandas e o desenvolvimento das soluções será acompanhado, para evitar entregas com baixa qualidade”. Modelo bem interessante. Para mais informações visite o endereço: https://www.rnp.br/sistema-rnp/fornecedores/qualificacao-startups-fornecedores.

Na Vice Liderança

O Banco Mundial divulgou o GTMI - GovTech Maturity Index 2022 (Índice de Maturidade GovTech 2022), “índice que analisa informações originadas de quatro outros índices: Sistemas

Governamentais Centrais, Prestação de Serviços Públicos, Engajamento do Cidadão e Habilitadores GovTech”, visando “medir” o nível no qual um país se encontra em relação a GovTech (definido como o “conjunto de infraestruturas e soluções, que utilizam tecnologia e inovação, objetivando melhorar serviços e processos públicos, gerando impacto na sociedade”). O Banco Mundial analisou os dados de “198 economias globais” sobre o tema e posicionou o Brasil em 2º lugar, atrás apenas da Coreia do Sul, em nível mundial (caso seja “excluída” a Ásia, o Brasil é “líder no Ocidente”). A vice liderança brasileira, vem um ano após o país ficar  em 7º lugar na edição de 2021! Excelente noticia!

__________________________________________________________________

Engenheiro Eletrônico, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.


Postagem Anterior Próxima Postagem