“Anjos do Brasil” na Startup Nation - A nova coluna de Alexandre Moura


Por Alexandre MOURA (*)

“Anjos do Brasil” na Startup Nation

No próximo mês de março, entre os dias 12 e 16, acontecerá a “6ª Edição da Missão para Israel”, organizada e gerenciada, pela entidade “Anjos do Brasil” (maior rede de investidores anjos do país e que apoia startups e quem quer ser investidor nessas empresas). Denominada de Startup Nation, Israel recebeu essa designação pela “pujança do seu ecossistema empreendedor e inovador, com muita tecnologia e investimento”. O evento é voltado para Empresários, Executivos e Profissionais Liberais, interessados em conhecer o modelo de inovação e investimento de Israel, e também, para gestores de fundos e “investidores anjos” brasileiros. A missão, segundo os organizadores, “proporcionará aos participantes, oportunidades de interagir ativamente, com os agentes mais relevantes do Ecossistema de Tecnologia de Israel”. Ecossistema reconhecido, mundialmente, como um dos mais “dinâmicos para o empreendedorismo de inovação, venture capital (capital de risco) e capital empreendedor”.

“Anjos do Brasil” na Startup Nation (II)

Vários temas serão apresentados e discutidos, durante a estadia em Israel, dentre eles: Como o país se tornou um ambiente inovador e quem são os principais players desse ambiente; O processo de investimento anjo local; Como os israelenses tem conseguido levar suas empresas para as grandes Bolsas de Valores mundiais; e Quais os pontos mais relevantes que devem ser considerados em Startups de alto potencial de crescimento mercadológico. Na agenda constam visitas às cidades de Tel Aviv (considerada, nível mundial, a cidade com um dos melhores ambientes para Startups); Jerusalém (que tem iniciativas únicas em capital empreendedor); Haifa (onde está localizado o conhecido Instituto de Tecnologia – Technion) e a cidade de Herzliya (mais novo centro de criação de startups e geração de tecnologia de Israel). Para mais informações e inscrições, visite o site: www.anjosdobrasil.net/missao-israel ou envie e-mail para: contato@anjosdobrasil.net

FTX, Binance e Bitzlato

As investigações na Europa, referentes ao mercado de criptoativos (especialmente de criptomoedas), tem reverberado em vários países nessas primeiras semanas de 2023. Nos Estados Unidos, por exemplo, Promotores Federais que atuam num processo relacionado com a empresa FTX Trading Ltd. (mundialmente conhecida como FTX) – operadora de uma “famosa” bolsa de criptomoedas e que faliu no final do ano passado - “confiscaram cerca de US$ 700 milhões (correspondentes a R$ 3,6 bilhões) em ativos financeiros e bens imóveis, do fundador e Ex-Presidente da FTX, Sam Bankman-Fried”. Ele está sendo acusado, pela justiça americana (que já marcou o julgamento para o mês de outubro deste ano), de “roubar bilhões de dólares de clientes da FTX para pagar dívidas contraídas por seu fundo de investimento, focado em criptoativos”. Na lista de ativos financeiros apreendidos - conforme informações do DoJ (Department of Justice - o “Ministério da Justiça” dos Estados Unidos) - “constam dinheiro em vários bancos, incluindo depósitos no Silvergate Bank (relacionados a empresa FTX Digital Markets, subsidiária da FTX  e com sede nas Bahamas)” e ainda, ativos depositados em três contas, na exchange Binance (considerada a maior corretora de criptomoedas do mundo). A Binance que também, está sendo investigada por “supostas transações ilegais com outra corretora de criptoativos, a Bitzlato (que tem sede em Hong Kong, China) e cujo fundador Anatoly Legkodymov, foi preso semana passada”. Situação muito complicada. Vamos aguardar e acompanhar, nas próximas semanas, os desdobramentos das investigações. Com informações da Agência Reuters e do DoJ

“Balanço” da ANPD

A ANPD - Autoridade Nacional de Proteção de Dados divulgou o “Balanço de Acompanhamento e Execução, da Agenda Regulatória 2021/2022”. O documento, referente ao “2º Semestre de 2022, detalha o andamento dos projetos da Agenda e apresenta os números das participações da sociedade, nos processos de regulamentação”. O relatório mostra que todos os projetos previstos (10 no total) para as três fases da “Agenda Regulatória”, foram iniciados no período analisado, “e nenhum se encontra na última etapa do processo de regulamentação”. A Agenda Regulatória da ANPD “é um instrumento de planejamento que agrega as ações regulatórias prioritárias e que serão objeto de estudo ou tratamento pela Autoridade”. A Agenda estabelece “o instrumento a ser utilizado para materializar o objeto do processo de regulação, pela ANPD, dos temas (Portarias, Resolução ou Guia de Boas Práticas)”. Com informações da ASCOM da ANPD.

___________________________________________________________

Engenheiro Eletrônico, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.


Postagem Anterior Próxima Postagem