“Real Digital” e o SICOOB - Leia a coluna de Alexandre Moura no Hora Agora


Por Alexandre MOURA (*)

“Real Digital” e o SICOOB

Nos últimos meses, o assunto “Moeda Digital de Banco Central” (da sigla em inglês CBDC - Central Bank Digital Currency) está na “pauta” dos bancos centrais de vários países. Muitos já estão estudando, testando e explorando aspectos operacionais/tecnológicos, de um sistema de CBDC. O nosso Banco Central (BC), desde 2020, “criou um grupo de trabalho para estudar a emissão de uma moeda digital brasileira.” O uso de uma CBDC “visa melhorar a eficiência do mercado de pagamentos de varejo e promover a competição e a inclusão financeira, para a população com pouco ou nenhum, acesso a serviços bancários”. O “PIX” é um exemplo de como uma “tecnologia” mudou rapidamente, a forma de fazer pagamentos/recebimentos e transferências de dinheiro, entre pessoas e empresas. Neste ano, o BC deu mais alguns passos na direção da “digitalização do Real”, testando/avaliando novas tecnologias e novos modelos de “negócios digitais de liquidação”, similares aos disponíveis no “ecossistema de criptoativos” nacional e internacional.

“Real Digital” e o SICOOB (II)

O uso de “transações financeiras em Ecossistemas de Tecnologia de Registro Distribuído (DLT - Distributed Ledger Tecnology) na economia brasileira” é uma tendência crescente, já bem identificada pelo BC e por alguns agentes financeiros, a exemplo do SICOOB. Neste ponto, vale destacar que, “as diretrizes do Real Digital” foram criadas pelo BC, em 2021 (sendo revisadas/atualizadas em fevereiro do corrente ano), antecipando-se a esse movimento do mercado. No momento, o BC credenciou algumas instituições financeiras, dentre elas o SICOOB, para inicio dos testes com uma “Plataforma Tecnológica” para operações com o “Real Digital”, o denominado “Piloto RD". O SICOOB foi credenciado a participar do Piloto RD devido a excelência de seu departamento de TI (Tecnologia da Informação) e por várias “soluções digitais inovadoras”, disponibilizadas aos Cooperados. Segundo técnicos do BC, “o Real Digital, quando estiver operando, propiciará um ambiente seguro e regulado, para a geração de novos negócios e possibilitará acesso mais democrático aos benefícios da digitalização da economia”.

3ª Edição “HUB PB”

A 3ª Edição do “HUB PB - Programa de Pré-Aceleração e Incubação de Startups”- uma iniciativa do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), do IEL (Instituto Euvaldo Lodi, Núcleo Regional na Paraíba) e do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Departamento Regional da Paraíba) - tem como objetivo “promover o empreendedorismo inovador através de ações de pré-aceleração de negócios inovadores”. O Programa selecionará até 20 projetos cujos Empreendedores, durante cinco meses, receberão treinamento com especialistas e mentores de referência nacional, de “forma conectada às mais recentes metodologias de desenvolvimento de negócios de alto impacto”. Além de atuar de forma integrada, com o “Ecossistema Local de Inovação”, através de eventos de networking. Podem participar Startups de base tecnológica com até dois anos de existência; MEI - Micro Empreendedor Individual; Micro e/ou Pequena Empresa e Pessoas Físicas com ideias inovadoras. O Programa é gratuito, com direito a produzir um protótipo da solução/inovação apresentada. As inscrições vão até o próximo dia 24 de Junho. Mais informações, no link: https://linktr.ee/hubparaiba

AL-INVEST Verde 

Já estão abertas as inscrições para a segunda chamada do “Programa AL-INVEST Verde”, para financiamento de “propostas inovadoras de projetos de economia verde em benefício das MPEs (Micro, Pequenas e Médias Empresas) Latino-Americanas”. O programa tem duração de quatro anos, com recursos financeiros da União Europeia e tem como objetivo “apoiar iniciativas que permitam às MPEs da América Latina implementar processos e produtos, mais eficientes e menos poluentes, enquanto padrões de consumo mais sustentáveis, vem sendo adotados pelos países da região”. A prioridade será para projetos inovadores que promovam o crescimento sustentável na região e que tenham parcerias entre organizações/entidades da América Latina e da União Europeia. As inscrições vão até o dia 23 de agosto.  Os termos e condições, para apresentação das propostas, estão disponíveis em: https://alinvest-verde.eu/en_gb/segunda-convocatoria/

___________________________________________________________

Engenheiro Eletrônico, Mestre em Engenharia Elétrica, MBAs em  Comércio Eletrônico e Software Business, pela Nova Southeastern University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Membro do Conselho de Administração do SICOOB-PB, Diretor e Ex-Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.


Postagem Anterior Próxima Postagem