“Precisa ser uma política de Estado”, afirma presidente do SindCampina no Dia do Turismo


Celebrado em 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo pretende ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade. O presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Campina Grande (SindCampina), Divaildo Bartolomeu de Lima Júnior, ressaltou a importância do turismo por seu potencial de aquecimento da economia regional e frisou que o Brasil precisa dar mais atenção a essa pauta.

“Muito se avançou no Brasil, mas ainda há pouco a comemorar. Temos basicamente os mesmos números de entrada de turistas internacionais de quinze anos atrás e, nesse cenário, algumas poucas cidades atraem os visitantes de fora, enquanto as demais disputam o turista doméstico, que dependem muito da realidade econômica do momento”, frisou.

Divaildo, que além da atuação no setor é turismólogo, explicou que falta na maioria dos municípios brasileiros uma infraestrutura institucional adequada para incentivar esse segmento da economia, desenvolvendo pesquisas, ações e planejamento estratégico de médio e longo prazos, havendo sempre solução de continuidade conforme mudam os governos.

AÇÃO ESTRATÉGICA PERMANENTE

Por isso, Divaildo entende que “o turismo não pode ser uma política de governo, mas de Estado”. “Não há política de Estado em relação na quase totalidade dos municípios paraibanos. Nos estados do país, temos algumas empresas de turismo, como é o caso da PBTur, e quando temos a grata felicidade de ter um secretário com a sensibilidade voltada para o turismo, conseguimos avançar em ações pontuais”, analisa.

“A Paraíba hoje vive um momento histórico por conta de uma ação de governo que possibilitou o aumento do número de passageiros em nossos aeroportos e isso deveria ser replicado em todos os estados do Brasil”, concluiu o presidente do SindCampina.

Postagem Anterior Próxima Postagem