Jacaré do Açude Velho protagoniza primeiro conto infantil ambientado em Campina Grande

Livro, de Maria Ida Steinmüller, será lançado no próximo sábado, às 10h, na Livraria Espaço de Cultura, Av. Getúlio Vargas, 78

Se o Lago Ness, da Escócia, tem seu famoso monstro fantástico, o Açude Velho, cartão-postal de Campina Grande, tem também seu mito: o não menos famoso – pelo menos cá, por estas bandas – jacaré. Aqui, ele até existe de verdade, mas virou lenda, sim, pelas tantas histórias que circundam sua existência.

Aliás, é certo que não se trata apenas de um jacaré a reinar nas águas turvas do velho manancial, mas alguns exemplares – difícil saber quantos. Porém, todos – sejam quantos forem – unificam-se no mundo das histórias soltas que retratam esse ser fantástico das terras da Rainha da Borborema.

E é aí, na intersecção do real e do imaginário, que aparece outra figura também fantástica (viva a polissemia das palavras) da Grande Campina: Maria Ida Steinmüller, coautora do magnífico “História de Campina Grande: De Aldeia a Metrópole”.  

Um dos mais importantes nomes da historiografia campinense de todos os tempos, refundadora e responsável pelo resplendor do nosso Instituto Histórico, Ida surpreende e vai da História à Estória – sim, o vocábulo ficou no passado, mas é preciso evocá-lo para explicar o presente.

Presente, aliás, de Ida para Campina Grande: o conto “O Jacaré do Açude Velho”, primeira obra do gênero infantil ambientada na nossa cidade. Uma ação simplesmente fantástica (aqui, em amplos sentidos).

E como obra infantil boa de verdade e que se preze, o texto de Ida tem as ilustrações encantadoras do polivalente e brilhantemente talentoso Vanderley de Brito, outro benfeitor do nosso Instituto Histórico, atualmente presidente da casa de memória.

Do livro em si, do que mais se acha ali – letras e desenhos – não falemos. Fica para ser lido. Para ser visto. Para ser admirado. Para ser guardado. Para ser contado. Para ser interpretado por papais e mamães embalando sonos doces de crianças.

Para ser explorado pelos leitores-aprendizes de viajantes no fantástico (de novo!) mundo saboroso do encantamento, da fábula, dos sonhos. 

Viagem partindo de Campina Grande, pelas mãos de Ida. Que fez História. Que é História. E fez estória. 

Ida Steinmüller e o Jacaré do Açude Velho: lendas reais da nossa fantástica Campina.

Postagem Anterior Próxima Postagem