Confira o primeiro artigo de Regina Amorim em 2024 - Economia criativa


Este é o meu primeiro artigo de economia criativa que escrevo em 2024. Gratidão a Deus, pela oportunidade de compartilhar conhecimentos com todos os leitores da minha coluna, agradecer aos autores de publicações valiosas que li em 2023, que me guiaram para desfrutar da contribuição intelectual, que me desafia a exercitar novas ideias e estratégias.

Tenho tendência ao não convencional e descobri que esse é o caminho dos criativos e dos inovadores, que levam ao mercado soluções revolucionárias, nas diversas áreas de atuação, seja na medicina, nos negócios, nas ciências, na educação, na engenharia e outras.

Nos meus artigos tenho estimulado os leitores a utilizar a sua criatividade e aplicá-la de diversas maneiras proveitosas e sustentáveis, porque a confiança criativa consiste em acreditar na sua capacidade de mudar o mundo ao seu redor, com novas abordagens e soluções.

No mundo dos negócios a criatividade se manifesta na forma de inovação. Para isso é preciso vencer a barreira do medo que bloqueia as suas ideias e transformar cada experiência em uma oportunidade de aprender com os erros e os acertos.

Em 2024 eu convido você a implantar o seu empreendimento criativo e sustentável, extraindo as lições de empresas bem-sucedidas, com a expertise em sustentabilidade, inovação e pensamento estratégico, que proporcione uma vantagem sustentável em mercados competitivos.

Trago o exemplo do Hotel Millennium, um empreendimento “zero de carbono” em consumo de energia geotermal, eólica e solar, que fica na cidade de Rotorua, um destino turístico, na Nova Zelândia.

É foco principal desse hotel, para 2024, gerenciar o seu desperdício. Através de várias auditorias foi possível identificar que 80% do lixo gerado é proveniente dos hóspedes.  A entrega desse lixo vai para uma empresa que faz a reciclagem de forma apropriada e segue as normas de sustentabilidade. Outro foco do hotel em 2024, vai ser para a educação dos funcionários e dos hóspedes, de modo a contribuir para a sustentabilidade da empresa. 

O hotel também consome café orgânico com embalagem sustentável. Todas as máquinas de café, nos apartamentos dos hóspedes são cedidas pela empresa fornecedora, produtora do café.

Um outro exemplo de produto local consumido no hotel é o leite, cuja produção está a 16km do hotel e muitas vezes a ordenha foi feita naquela mesma manhã. Eles entregam o leite in natura, dentro das condições sanitárias vigentes e o hotel faz o engarrafamento e acondicionamento.

O serviço de SPA do hotel também utiliza os chás de ervas produzidas localmente. O Gin consumido no hotel também é produção local e o processo de filtração da bebida é com energia de origem geotermal, portanto mais sustentável. A produção de Gin é gigante na Nova Zelândia. São várias marcas e o neozelandês é bem orgulhoso da produção dessa bebida.

O leite de aveia também é 100% produção local, evitando a pegada de carbono, quando de origem de outros países. As embalagens de açúcar são feitas com o bagaço da cana de açúcar, portanto, elas são mais resistentes que papel e mais sustentáveis. O consumo de ovos no hotel vem de um pequeno produtor rural e o hotel é cliente preferencial pelo volume de compra. A produção de ovos na Nova Zelândia com galinhas poedeiras em gaiolas, foi proibida desde 1º de janeiro de 2023, por ser considerado um processo produtivo prejudicial à saúde e bem-estar das aves. 

Para a inovação dos apartamentos de hóspedes, em 2024 serão utilizados quadros com imagens dos atrativos turísticos de Rotorua e da arte dos povos Maori, indígenas da Nova Zelândia (século XIII), que representam 15% da população neozelandesa.

Todas as decisões do hotel Millennium é resultado de pesquisa cuidadosa, uma forma de contribuir para sustentabilidade do planeta. Hotel Millennium é um dos exemplos de negócio sustentável, criativo e inovador, para empreendedores, sociedade e governos que acreditam na força da criatividade. 

Que em 2024 seja possível se investir mais em inovações revolucionárias, que não agridam o meio ambiente, que geram maiores resultados econômicos e melhoram o posicionamento da sua marca, contribuindo para que o seu território turístico seja cada vez mais criativo, inovador e sustentável!

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