Inacreditável: Governo Bruno solta nota comemorando dados setoriais do Caged e “esquece” saldo negativo em 2023


Já mencionamos algumas vezes que a gestão do prefeito Bruno Cunha Lima construiu um universo paralelo para viver nele. E a forma como o governo lida com dados, ou seja, números, é algo que exemplifica de maneira estarrecedora essa realidade deplorável.

Nesta terça-feira, os dados do Caged apontaram que Campina Grande perdeu 1.167 postos de emprego em dezembro e, com isso, encerrou o acumulado do ano com quase 1.000 vagas de carteira assinada perdidas.

Eis que a gestão solta uma nota que soa como algo inacreditável. O release comemora o resultado do comércio, que encerrou 2023 com saldo positivo, e o desempenho de outros setores que geraram emprego, ao mesmo tempo em que ignora completamente o número mais importante, que é o desempenho total.

Para tentar dourar a pílula, tapar o sol com a peneira e transmitir uma informação enviesada do quadro, no qual a cidade ficou totalmente fora do ritmo da Paraíba e do Brasil (que terminaram o ano com saldos positivos), a nota do governo junta dados estaduais e nacionais.

E omite, grosseiramente, o resultado de setores que fecharam o ano no vermelho, maquiando as informações do Caged e fazendo parecer que 3-4 são 8. 

Quando um governo tenta construir uma realidade paralela, o que temos não é apenas estarrecedor; é, na verdade, assustador.

Veja o impressionante documento divulgado há pouco, na íntegra:

Em Campina Grande, ao longo de 2023, de acordo com o painel de informações do Novo Caged, os segmentos que mais se destacaram com a geração de empregos foram comércio, construção e serviços.

No comércio, no ano passado, foram admitidos 9.102 trabalhadores, superando o número de desligados (8.278). Com isso, registrou-se o saldo positivo de 824 postos de trabalho. Neste setor, o estoque (quantidade total de vínculos celetistas ativos) é de 22.078.

Entre os meses com maior elevação no número de posto de trabalho (saldo de 115) destacou-se, por exemplo, o mês de dezembro, quando a cidade desfrutou de grande movimentação comercial por conta do Natal Iluminado.

No setor da construção, Campina Grande contou com a admissão de 3.961 trabalhadores, enquanto foram desligados 3.553, gerando-se um saldo de 408. O estoque desta área é de 5.147.

Quanto ao setor de serviços, houve o desligamento de 19.925 trabalhadores, mas, em contrapartida, o número de contratados chegou a 20.243, gerando-se um saldo de 318. Neste segmento econômico a cidade conta com um estoque total de 60.048 vínculos celetistas ativos.

A cidade conta com um estoque total de 104.045 postos de trabalho, somando-se os setores de agropecuária, indústria, construção, comércio e serviços.

A Paraíba registrou um ganho de 19.265 postos de trabalho com carteira assinada no saldo acumulado do ano em 2023. Foram 199.068 admissões e 179.803 desligamentos, em dados também divulgados pelo Caged.

Os setores que mais contribuíram para o desempenho do mercado de trabalho da Paraíba em 2023 foram serviços, com 10.188, e comércio, com 5.977, segmentos onde Campina Grande sempre se destaca, além da indústria, com 2.248. O setor da agropecuária teve um saldo positivo de 142 postos.

Codecom 

Postagem Anterior Próxima Postagem