“Estudo Pioneiro sobre Absenteísmos e Afastamentos nas Empresas” - Por Alexandre Moura


Por Alexandre MOURA (*)

 “Estudo Pioneiro sobre Absenteísmos e Afastamentos nas Empresas” 

A Startup “RevigoradaMente”, sediada na cidade de João Pessoa, Paraíba, trabalha com soluções inteligentes para o setor de RH (Recursos Humanos) das empresas, visando “promover a saúde integral dos colaboradores e contribuir para a redução de custos relacionados a faltas e

afastamentos”. Essa redução de custos é “buscada” através de uma abordagem única: “um jogo que estimula a mudança de hábitos e comportamentos, visando o cuidado contínuo e a melhoria do bem-estar mental, aliviando transtornos como ansiedade, depressão e Burnout (Esgotamento). Assim, o sistema da Startup consegue aumentar o “engajamento e a produtividade” do quadro de colaboradores, de uma forma lúdica. Além disso, a Startup paraibana fornece ao setor de RH, uma série de dados atualizados sobre o estado de saúde dos colaboradores, facilitando a tomada de decisões estratégicas e promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

“Estudo Pioneiro sobre Absenteísmos e Afastamentos nas Empresas” (II)

No presente momento, a “RevigoradaMente” está lançando uma “POC” (Proof of Concept - Prova de Conceito, “modelo que tem como objetivo colocar em prática algo que está somente no campo da teoria”) exclusiva para empresas, visando enriquecer a gestão de RH com um “Relatório Analítico” (totalmente gratuito) com dados de absenteísmos e afastamentos da empresa, referentes ao ano passado (2023). Esta análise/relatório oferece insights valiosos para aprimorar o bem-estar dos colaboradores e, por extensão, a “saúde organizacional” das empresas. Podem participar empresas de todo o Brasil, de qualquer porte (e número de funcionários) e segmento econômico. É uma oportunidade única e bem interessante, para se ter uma avaliação profissional e técnica, sobre o tema.

“Estudo Pioneiro sobre Absenteísmos e Afastamentos nas Empresas” (III)

Dedicada a simplificar a gestão dessas métricas, a Startup pretende, através da POC, aperfeiçoar suas soluções baseando-se nas reais necessidades do mercado. Empresas com registros de faltas e afastamentos, podem participar, contribuindo para o desenvolvimento de práticas inovadoras em RH, e recebendo, em troca, dados estratégicos sem custo. A “RevigoradaMente” assegura total confidencialidade, alinhada à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e demais legislações pertinentes. Para participar, o passo inicial para fazer parte desta iniciativa transformadora, e ajudar a promover ambientes de trabalho mais saudáveis, é preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/icLLP7XoEayhGXgb8 e/ou enviar um e-mail para joana.paula@revigoradamente.com.br e obter mais informações sobre esta importante iniciativa.

“Rufus”

Este é o nome da “nova ferramenta” de IA (Inteligência Artificial) da “Amazon”, gigante americana do e-commerce (comércio eletrônico), com sede na cidade de Seattle, estado de Washington. O “Rufus” é um “assistente virtual” que utiliza IA, “para responder às dúvidas dos compradores sobre produtos disponíveis na Amazon, fazendo recomendações e “orientando-os sobre o produto que melhor atende às suas necessidades”. Entretanto, o “Rufus” já é foco de questionamentos e criticas dos usuários, pois aparentemente, o “assistente” tem a fama de “orientar os clientes para produtos que mais beneficiam a Amazon (propiciam maiores lucros e/ou produtos com mais verbas publicitárias)”. Com base nesta “suspeita”, um “processo antitruste” foi iniciado no ano passado pela FTC (Federal Trade Commission – “Comissão Federal de Comércio”, órgão responsável pela proteção dos consumidores americanos) contra a empresa. No processo, a FTC acusa a Amazon de “influenciar os resultados de pesquisa para dar preferência aos produtos da própria empresa em detrimento daqueles que a Amazon sabe que são de melhor qualidade”. A empresa nega este tipo de procedimento. Com informações da FTC e da Agência de Notícias Reuters.

___________________________________________________________________________

Engenheiro Eletrônico, Mestre em Engenharia Elétrica, MBAs em Comércio Eletrônico e Software Business, pela Nova Southeastern University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Fundador e Membro do Conselho de Administração do SICOOB-PB, Ex-Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, Diretor e Ex-Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.


Postagem Anterior Próxima Postagem