Mesmo com maioria, oposição precisa de mais votos para revogar lei que autorizou empréstimo do Fonplata


A bancada de oposição na Câmara Municipal de Campina Grande revelou na manhã desta quinta-feira, 21, que vai protocolar um projeto revogando a lei aprovada no ano passado pela Casa que autorizou a prefeitura a contrair um financiamento da ordem de 52 milhões de dólares junto ao Fonplata.

Atualmente, a oposição é majoritária, contando com 13 vereadores. Em abril de 2023, quando a autorização foi aprovada em meio a polêmicas, brigas e ações judiciais, a bancada era minoritária e, ainda assim, três de seus membros votaram com o governo - Dona Fátima, Renan Maracajá e o suplente em exercício Severino da Prestação.

Os três foram convencidos a apoiar a matéria porque, já então, o governo Bruno não contava com os votos necessários para aprovar o empréstimo. Isso porque, conforme prevê a Lei Orgânica do Município, para esse tipo de matéria são necessários os votos de 2/3 dos vereadores, ou seja, 16.

E é nesse exato ponto que mora o porém para os planos da oposição de revogar a autorização do financiamento junto ao Fonplata: na configuração atual, ainda que a manobra conte com o apoio de todos os integrantes do bloco, faltam três votos à bancada para aprovar o projeto.


Postagem Anterior Próxima Postagem