Por que Israel? - Leia o artigo de Waltair Pacheco de Brito Júnior


Muitas são as perguntas que se faz acerca de Israel, a exemplo:

Por que Israel vive permanentemente envolvido em conflitos? Por que tantas Nações odeiam esta Nação? Por que tantas vezes já quiseram e até tentaram destruí-la? Por que tanto ódio e perseguição aquele povo?

Por que os conflitos que Israel vivencia são sempre ligados aos fins dos tempos? Por que Israel sempre prevalece?

Israel é uma Nação que descende de Jacó, um dos filhos de Isaque, neto de Abraão, cujo nome Deus mudou para Israel, cujos filhos foram 12 que geraram 12 tribos e formaram por fim o povo ou a Nação de Israel.

Por que tantos problemas, conflitos envolvendo esta Nação?

Quando lemos as Sagradas Escrituras (Bíblia), encontramos ali a fonte de informação correta e necessária para que todas estas perguntas e tantas outras que se formam em torno deste povo sejam de fato respondidas.

Talvez um leitor não familiarizado com a Bíblia ignore por completo a relação de Israel com o mundo e não entenda as razões para tantas perseguições e ou mesmo seja alguém que tenha um ódio (antissemitismo) por Israel sem que saiba exatamente a razão, apenas sente, embora para justificar tal sentimento, tantas respostas ou argumentos ou ideias sejam relacionados.

Israel antes de enfrentar todos estes conflitos da era moderna, já enfrentou em sua longa história, perseguição e grandes conflitos desde que é povo, egípcios, amalequitas, midianitas, moabitas, amonitas, amorreus, filisteus, assírios, babilônios, persas, romanos e até mesmo a igreja católica. 

Alguns destes nomes de povos e ou Nações da Bíblia são Nações hoje conhecidas por outros nomes e que algumas ainda perseguem Israel.

À luz das Escrituras, podemos encontrar respostas para todas as perguntas que se faz acerca dos judeus, pois a Bíblia nos conta toda a sua história, toda a sua trajetória terrena, passado, presente e futuro, nos conta de uma relação pessoal entre este povo e Deus de forma mais aprofundada, mais interessada, mais direcionada e privilegiada, isto por si só já responderia às perguntas.

Entretanto, ao lermos os Escritos bíblicos encontramos de forma mais precisa, mais direta, estas respostas de forma que nos, chegam o entendimento do porquê, por exemplo: por que tantos conflitos, tantas perseguições, tanto ódio, tantas tentativas de destruição, aniquilação deste povo?

Podemos entender que lá trás, foi uma tentativa frustrada de anular a promessa de Deus de enviar o seu único filho, que viria ao mundo nascido de mulher para salvar os homens, e isto evidentemente aconteceria em meio a um povo que Deus declara ser o seu povo, Israel.

Cumprida a promessa com a chegada do filho, os conflitos, perseguições e tentativas de extermínio, se deram e continuam como fruto do ódio desenvolvido com a frustração pelo fracasso, mas como mencionei acima, muitas respostas, argumentos, ideias, e motivações são apresentadas para justificar o sentimento, como questões territoriais, riquezas, direitos, etc.

Também há de se observar o fato de que Deus aponta sua espada para Israel, isto é, lhe cerca de lutas e perseguições em razão de sua constante desobediência a voz de Deus, seus mandamentos, sua vontade.

Por que os conflitos atuais vivenciados por Israel, são sempre relacionados com o fim dos tempos?

A resposta mais uma vez é dada pelas Escrituras. Quando os discípulos de Jesus o interrogaram a cerca dos fins dos tempos, Ele como resposta mandou que eles olhassem para Israel, para o seu povo, apontando para acontecimentos futuros naquele momento, que já se fizeram reais nos dias de hoje, como por exemplo Israel ser reconhecidamente uma Nação organizada politicamente.

É interessante observar que muitas pessoas não acreditam na Bíblia, a ignoram, mas atentam para muitos fatos que somente lá são encontrados, como esta relação entre Israel e o fim de um tempo, e não fim dos tempos, isto porque ainda há muitos acontecimentos profetizados na Bíblia para este mundo e o povo de Israel.

Entretanto um tempo vai chegar ao fim em meio a um grande conflito envolvendo aquela Nação e o mundo, por isso tanta expectativa para todo e qualquer conflito que envolva aquele povo e as Nações em sua volta, isto é visto desde que eles se tornaram oficialmente uma Nação politicamente organizada em 1948.

Por fim, por que Israel sempre prevalece diante dos conflitos? As Escrituras Sagradas nos mostram que depois de Deus castigar seu povo submetendo-os a inúmeras derrotas, cativeiros e muitas mortes, eles seriam uma Nação abençoada, e habitaria segura de que nunca mais seria destruída, nunca mais o povo seria disperso, e esta verdade está diante dos olhos de todos hoje.

Por que Israel? Porque Israel é sem dúvida o povo de Deus, porque Deus tem abençoado aquela Nação e fez promessas para abençoar quem também a abençoasse, porque Deus fez aliança com eles e nós precisamos respeitar a mesma, porque Deus ama profundamente aquele povo e por amar tão intensamente, exerce misericórdia para com os que também o ama.


Postagem Anterior Próxima Postagem