Prêmio SEBRAE de Jornalismo - Confira a nova coluna de Alexandre Moura


Por Alexandre MOURA (*)

Prêmio SEBRAE de Jornalismo

Já estão abertas as inscrições (que vão até o dia 3 de junho) para o “Prêmio SEBRAE de Jornalismo”, edição 2024. Essa é a 11ª Edição do Prêmio, que contempla quatro categorias de matérias jornalísticas: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo. Na edição deste ano, além das quatro “categorias tradicionais”, haverá uma novidade, a “Categoria Especial Jornalismo Universitário”, com o objetivo de fomentar a produção jornalística desenvolvida por estudantes de Jornalismo, apresentando trabalhos realizados durante sua formação acadêmica. Como nos anos anteriores, a 11ª edição será realizada em três etapas: a primeira, em nível Estadual, classificará os concorrentes para a segunda etapa, que é Regional, essa definirá os finalistas da terceira e última etapa, a grande “Final Nacional”. O Prêmio é um “reconhecimento ao talento e à dedicação dos profissionais, que mostram histórias inspiradoras de empreendedorismo e inovação, fortalecendo a conexão entre a imprensa brasileira e o mundo dos negócios”.

Prêmio SEBRAE de Jornalismo (II) 

O tema central deste ano é “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”. Segundo várias pesquisas, “os pequenos negócios correspondem a 95% dos empreendimentos formais no Brasil, representando cerca de 30% do PIB (Produto Interno Bruto) e impactam diretamente ou indiretamente, 47% da população brasileira”. Nesse contexto, o Prêmio SEBRAE de Jornalismo reconhecerá matérias que melhor abordem o tema, considerando os diversos aspectos relacionados ao universo dos negócios no nosso país, tais como: Empreendedorismo; Produtividade e Competitividade; Inovação e Startups; Inclusão Produtiva e Sustentabilidade; Transformação Digital; Políticas Públicas e Legislação; Estímulo ao Consumo nos Pequenos Negócios e Acesso a Crédito. Podem ser inscritas por cada participante, até três matérias. O Prêmio SEBRAE de Jornalismo é uma excelente oportunidade, para que “talentos locais e regionais” de nossa imprensa, se projetem e fiquem conhecidos em nível nacional! Mais detalhes podem ser obtidos no endereço: premiosebraejornalismo.com.br.

“Inova Amazonia”

Nos dias 9 e 10 do mês que vem (maio), acontecerá na cidade de Manaus, o Seminário “Inova Amazônia”. O evento, realizado pelo SEBRAE, é considerado, “o maior encontro de Negócios Inovadores da Amazônia”. Sendo uma oportunidade para os participantes do encontro, ficarem atualizados sobre as tendências, tecnologias e oportunidades que estão impulsionando o desenvolvimento sustentável daquela região. Será um momento único e importante, onde pessoas que empreendem, investidores, pesquisadores e lideranças de diversos setores, vão debater e ver, soluções criativas para “Inovação e Sustentabilidade” econômica. Além de ser uma excelente oportunidade para networking, conectando-se com profissionais da bioeconomia e potenciais parceiros de negócio, em projetos colaborativos. Também serão apresentados “casos de sucesso”, com soluções inovadoras e criativas, por mais de 80 Startups expositoras. Mais informações sobre o Inova Amazônia, estão disponíveis no endereço: sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/inovaamazonia/eventoinovaamazonia

Banco de Dados da “Embrapa Agroindústria de Alimentos”

A Embrapa Agroindústria de Alimentos, sediada na cidade do Rio de Janeiro, RJ, está construindo um Banco de Dados para “apoiar e agilizar, a inovação no mercado de proteínas alternativas (termo utilizado pelo MAPA - Ministério da Agricultura e Pecuária para denominar “alimentos e ingredientes contemporâneos”) e produtos “Plant-Based” (alimentos baseados em vegetais) no Brasil. A nova ferramenta da Embrapa, é resultado de “demandas levantadas durante o “Workshop de apoio à inovação para o mercado de proteínas alternativas no Brasil”, realizado no mês passado, resultado de uma parceria entre a Embrapa e o MAPA e apoio do “FoodTech Hub Latam” (Ecossistema de Inovação em Sistemas Alimentares). A viabilização do projeto do Banco de Dados foi possível graças a um “TED - Termo de Execução Descentralizada” entre a Embrapa e o MAPA, que é o responsável pelos recursos financeiros para a elaboração do trabalho. O TED prevê ainda, o levantamento de informações sobre a percepção do consumidor, em relação à crescente categoria de alimentos e ingredientes alternativos. Mais informações sobre este projeto, podem ser obtidas junto a Embrapa Agroindústria de Alimentos, através do E-mail: agroindustria-de-alimentos.nco@embrapa.br

_______________________________________________________________

Engenheiro Eletrônico, Mestrado em Engenharia Elétrica, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Fundador e Membro do Conselho de Administração do SICOOB Paraíba, Ex-Presidente e Diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.

Postagem Anterior Próxima Postagem