Um trecho de uma fala do governador João Azevêdo (PSB), durante entrevista em Campina Grande, gerou discussão na imprensa, nos grupos de WhatsApp e roda de políticos, com um tema em comum: qual o tamanho, atualmente, da tropa da Polícia Militar na Paraíba?
Disse João: “Dos mais de 22 mil policiais que vamos colocar para dar apoio aos eventos (juninos) em toda a Paraíba, onze mil vão ficar em Campina Grande, porque são trinta dias. Onze mil terão que ficar aqui pela grandiosidade do evento”.
O chefe do poder executivo estadual quis se referir, provavelmente, a um somatório dos turnos de trabalho dos policiais escalados para trabalhar no Maior São João do Mundo e demais eventos.
Isso porque a Paraíba conta, atualmente, com menos de nove mil policiais militares em seus quadros. É o que mostra um levantamento bem recente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública denominado de “Raio-x das forças de segurança pública no Brasil”.
Conforme o levantamento, baseado em dados oficiais, são 8.865 homens e mulheres na Polícia Militar paraibana, quando o número previsto seria de 17.933 integrantes.