O Papa e a Tecnologia de Inteligência Artificial - Leia o novo artigo de Alexandre Moura

 


Por Alexandre MOURA (*)

O Papa e a Tecnologia de Inteligência Artificial

Nos dias 13, 14 e 15 deste mês, na região de Puglia, sul da Itália (no pitoresco “calcanhar da bota” italiana), acontecerá a “Reunião de Cúpula do G7”, grupo formado pelos Estados Unidos, Alemanha, Grã-Bretanha, França, Itália, Canadá e Japão. Além dos chefes de governo destes países, o encontro terá um convidado muito especial, o Papa Francisco! Um dos temas constantes da agenda da reunião, é o desafio (ou desafios) que o uso da IA (Inteligência Artificial) vem colocando para toda a humanidade. É exatamente para participar de um painel sobre este ponto da agenda, que o Papa foi convidado. Sua Santidade, tem sido uma voz de alerta e preocupação, em relação “aos perigos do uso desenfreado de IA, em todas as atividades humanas”. O assunto é oportuno e importante e o governo italiano, anfitrião do encontro, pretende liderar uma ampla discussão sobre IA, em nível mundial, começando nesta reunião do G7. Inclusive, recentemente, a Itália “aprovou, uma legislação que estabelece regras mínimas para utilização da IA, bem como sanções para crimes relacionados ao uso indevido desta tecnologia”. Esta será a primeira vez que um Papa participará de uma reunião do G7. Com informações do Vaticano e do Governo Italiano.

Prêmio “SEBRAE Startups”

Vão até o próximo dia 16 deste mês, as inscrições para o “Prêmio SEBRAE Startups”. O Prêmio é uma iniciativa inovadora do “Programa SEBRAE Startups”, oferecendo a até 1.000 Startups (de diversos setores, incluindo Agro, “Neo Industrialização”, Meio Ambiente e Inovação Financeira) selecionadas de todo o Brasil, a chance de participar gratuitamente, do Startup Summit 2024 (o evento mais prestigiado do Ecossistema de Inovação da América Latina). A ideia é fazer com que as “empresas tenham igualdade de oportunidades para brilhar e crescer, transformando o cenário nacional do empreendedorismo e da inovação”. As melhores Startups ganharão destaque no Startup Summit, com um “Selo Exclusivo do Prêmio SEBRAE Startups”. Além de terem acesso a informações privilegiadas, para aprimorar sua estratégia e operações.

Prêmio “SEBRAE Startups” (II)

Essas empresas terão ainda, oportunidade de agendar reuniões com investidores e entidades de fomento (com direito a acesso ao “Investor & Corp Book”) e participar das “Rodadas de Negócios” exclusivas, que acontecerão durante o Startup Summit, onde estarão presentes mais de 200 fundos de investimento (nacionais e internacionais) e 300 grandes empresas interessadas em soluções inovadoras. Lembrando que para participar do Prêmio SEBRAE Startups, as empresas devem estar com o CNPJ ativo e um produto ou MVP (“Minimum Viable Product” - Produto Mínimo Viável) funcional, estar enquadrada como micro ou pequeno negócio, com receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões, estar em operação e buscando aumentar o faturamento ou captar investimento, e devem definir uma pessoa responsável pela participação no Startup Summit. Para mais informações visite: programas.sebraestartups.com.br/in/premiosebraestartups.

“Globalstars Brasil Edição 2024”

Também, até o próximo dia 16, estão abertas as inscrições para a “Chamada Pública” conjunta “Globalstars Brasil Edição 2024”. A Chamada é uma ação entre a “Rede Europeia Eureka” (rede internacional de organizações financiadoras de “Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Projetos Colaborativos” envolvendo empresas e instituições de pesquisa) e a FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, do Brasil. O objetivo é “apoiar projetos desenvolvidos por meio de cooperação internacional, entre empresas brasileiras e empresas de ao menos um, dos demais países participantes da edição deste ano (África do Sul, Bélgica, Espanha, Holanda, Portugal, República Tcheca e Turquia)”. Do lado brasileiro, a FINEP destinou R$ 50 milhões em subvenção econômica, para o apoio às empresas brasileiras. A ideia é estimular as empresas nacionais a associarem-se com empresas de outros países, visando o desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços inovadores. As atividades realizadas pelas empresas estrangeiras serão apoiadas pelas instituições semelhantes a FINEP, de seus respectivos países. As Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação, poderão participar dos projetos como prestadoras de serviços para as empresas proponentes. Uma oportunidade bem interessante. Mais informações no endereço: www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/734

__________________________________________________

Engenheiro Eletrônico, Mestrado em Engenharia Elétrica, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Fundador e Membro do Conselho de Administração do SICOOB Paraíba, Ex-Presidente e Diretor da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.

Postagem Anterior Próxima Postagem