A pré-candidata do PSD à Prefeitura de Campina Grande, Rosália Lucas, esteve reunida com artistas e personalidades de diversos segmentos da cultura da cidade, durante um encontro marcado por discussões importantes, troca de informações e experiências, análise do cenário local e a afirmação de compromissos públicos.
Entre as pautas abordadas, foi apresentada a Rosália uma carta-compromisso de autoria da Rede das Culturas Populares e Tradicionais, na qual constam diversas propostas que representam “medidas afins por sua importância fundamental na constituição da identidade nacional e das inúmeras variantes locais e regionais que ela assume”.
Ao todo, o documento tem treze pontos, que incluem demandas como a regulamentação dos artigos da Lei Orgânica que tratam da cultura e do patrimônio histórico, assim como a criação ou fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura e a publicação de editais de fomento às expressões culturais populares e tradicionais.
“A cultura, inclusive em suas expressões populares e tradicionais, deve ser valorizada, tanto por seu significado direto quanto por seu potencial de impacto social, econômico e, portanto, humano”, frisou Rosália. “Assinei a carta-compromisso porque representa um conjunto de iniciativas importantes, algumas das quais, inclusive, encontraram em minha atuação enquanto gestora o devido suporte”, destacou.
ROSÁLIA FEZ: “E VAMOS FAZER MAIS”
Entre as ações voltadas para a cultura implementadas por Rosália enquanto secretária, estão o pré-Carnaval Folia, as apresentações artísticas inseridas no Natal Iluminado, os shows do Réveillon, a valorização dos artistas locais no Maior São João do Mundo, a ampliação do Salão do Artesanato, o apoio às quadrilhas juninas e grupos folclóricos, o espaço para os artistas no Bom é na Feira, dentre outras. “A partir de 2025, como prefeita, vamos fazer ainda mais”, garante.