Impacto dos festejos juninos, segundo o SindCampina, fez a Paraíba ter o melhor desempenho nacional no mês
Dados do Índice de Atividade Econômica Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)-Stone apontam que o setor apresentou queda de 0,7% no volume de vendas em junho, quando computada a média nacional. A retração foi em 15 estados, com Tocantins (-3%), Alagoas (-2,9%) e Espírito Santo (-2,7%) registrando os piores resultados.
Já as regiões que mais tiveram alta foram Paraíba (2,5%), Amazonas (1,9%) e Mato Grosso (1,2%). O presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Campina Grande (SindCampina), Divaildo Júnior, que também é diretor da Abrasel, atribui os números da Paraíba aos festejos juninos.
“Isso só demonstra o potencial que o turismo tem, que o São João tem, quando trabalhado corretamente”, frisou Divaildo, que ressaltou, em destaque, a influência sobre esse resultado do Maior São João do Mundo e o esforço colaborativo entre a iniciativa privada e os atores públicos na promoção do evento.
“O Estado com todo o seu investimento em promoção, propaganda e divulgação, além do incentivo às atividades dos dois aeroportos, de Campina Grande e João Pessoa. O Município, especificamente, pela realização do Maior São João do Mundo”, analisa o dirigente.
Segundo Divaildo, “está provado que uma festa deste porte não tem dono, precisa de atividade de planejamento integrado”. “Algumas atividades não podem ter conotação política, atividades dentro da administração pública onde a governança privada deve prevalecer. O São João, o turismo e o desenvolvimento econômico são algumas delas”, defende.