Por Alexandre MOURA (*)
“Rota Caminhos da Inovação de Campina Grande”
A cidade de Campina Grande, Paraíba, destaca-se como um dos principais polos de Inovação e Tecnologia do Brasil. Reconhecida como a terceira cidade mais inovadora do país e a primeira do Nordeste, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a cidade possui um Ecossistema de Inovação (E.InovCG) robusto que integra universidades, centros de pesquisa e empresas de base tecnológica. Dentro das ações do E.InovCG e com forte e imprescindível apoio do SEBRAE-PB, está sendo criada uma “Rota Turística focada em Inovação e Tecnologia”. Uma iniciativa estratégica que valoriza a identidade contemporânea da cidade, conhecida pelo “Trade Turístico” nacional e internacional, pela realização do “Maior São João do Mundo”, que acontece anualmente, no mês de junho.
“Rota Caminhos da Inovação de Campina Grande” (II)
A "Rota Caminhos da Inovação de Campina Grande", é mais um atrativo turístico diferenciado, e que destaca instituições, empresas e centros de pesquisa que fazem da cidade uma referência no setor tecnológico, como mencionado acima. Inclusive, o E.InovCG foi recentemente, foco de uma pesquisa da “Curtin University”, da Austrália, com o tema: “Cultura Digital no Ecossistema de Inovação de Campina Grande” (do inglês, Digital Culture in the Campina Grande Innovation Ecosystem). Portanto, a criação e desenvolvimento, de uma rota turística voltada para Inovação e Tecnologia em Campina Grande, não só atrairá visitantes interessados em conhecer o Ecossistema de Inovação local, mas também, fortalecerá ainda mais a economia, estimulará o empreendedorismo e posicionará a cidade como um destino de referência, do “Turismo Tecnológico” brasileiro.
Hackathon CREA-PB 2025
As inscrições para a Edição 2025 do “Hackathon CREA-PB” (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) vão até o próximo dia 28 de deste mês. Este ano, o Hackathon - termo que “junta” as palavras “Hack” (refere-se a uma solução criativa ou fora do comum, para resolver um problema) e “Marathon” (maratona) e seu significado pode ser entendido como uma maratona de programação ou inovação – do CREA-PB terá como tema: “Como a IA (Inteligência Artificial) pode revolucionar os serviços do CREA?”. A ideia é que os participantes, nos três dias do evento (de 30/05 a 01/06) em Campina Grande, desenvolvam “projetos de IA aplicados à fiscalização, atendimento e gestão do CREA-PB”. Além da premiação para os três primeiros colocados, os inscritos terão ainda oportunidade de participar de Networking com especialistas do setor; mentorias técnicas durante o Hackathon; e uma oportunidade única de ver sua solução implementada pelo CREA-PB. Podem participar profissionais e estudantes das:
Engenharias; Agronomia; Geociências e Tecnólogos. Mais informações e inscrições https://voainovacao.com.br/hackathon-crea-pb/#home
Regulamentação de IA em “Debate Acalorado”
O assunto de tecnologia que está na mídia (pelo menos na americana) nos últimos dias, é referente a proposta do governo dos Estados Unidos, de “proibição momentânea de regulamentação de IA” e que enfrenta oposição dos Procuradores-Gerais de vários estados americanos (notadamente dos estados da Califórnia, Nova York, Tennessee, Utah, Arkansas e Ohio), devido a possíveis “riscos para os consumidores”. Uma matéria da Agência de Notícias Reuters, informa que no “projeto de lei de redução de impostos encaminhado ao Congresso, incluiu também, a substituição/revogação de leis e regulamentações sobre IA, aprovadas recentemente em dezenas de estados”. Segundo a Procuradoria da California (estado que sedia importantes empresas de IA incluindo a OpenAI criadora do popular ChatGPT, a Alphabet e a Meta), “impor uma ampla moratória sobre todas as ações estaduais, enquanto o Congresso não age nessa área, é irresponsável e priva os consumidores de proteções razoáveis". A Califórnia promulgou diversas leis limitando usos específicos da IA, como a que proíbe deepfakes em propaganda política e outra com a exigência “que os profissionais de saúde notifiquem os pacientes quando estiverem interagindo com uma IA e não com um humano”, essas leis seriam bloqueadas pela moratória proposta. Por outro lado, executivos do Google disseram que a moratória é "um primeiro passo importante, para proteger a segurança nacional e garantir a liderança contínua da IA americana". Essa “quebra de braço” promete!
_____________________________________________________________
Engenheiro Eletrônico, Mestrado em Engenharia Elétrica, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), Curso de “Liderança Transformadora Global” pela Nova School of Business & Economics de Portugal, Acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Fundador e Membro do Conselho de Administração do SICOOB Paraíba, Ex-Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.