Por Alexandre Moura (*)
A Importância da Feira do Empreendedor 2025 para os Ecossistemas de Inovação da Paraíba
A “Feira do Empreendedor 2025”, promovida pelo SEBRAE, acontecerá de 21 a 23 de agosto no Centro de Convenções Antônio Vital do Rego, em Campina Grande e promete ser um marco para o desenvolvimento econômico e tecnológico, da Paraíba. O evento reunirá empreendedores, startups, investidores, instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e empresas de diversos setores, criando um ambiente ideal para troca de conhecimento, geração de negócios e apresentação de soluções inovadoras. Para os sete “Ecossistemas Locais de Inovação da Paraíba” — João Pessoa, Campina Grande, Sousa, Patos, Cajazeiras, Monteiro e Guarabira — a feira representa uma oportunidade estratégica. Esses Ecossistemas, formados por redes colaborativas que unem universidades, empresas, governo e sociedade civil, têm na inovação o motor para o desenvolvimento regional. Ao participarem da feira, poderão apresentar seus projetos, atrair parceiros e identificar tendências de mercado que impulsionem a economia de cada cidade/região onde estão localizados.
A Importância da Feira do Empreendedor 2025 para os Ecossistemas de Inovação da Paraíba (II)
Além disso, a concentração de players nacionais e internacionais, no mesmo espaço permitirá que esses Ecossistemas se posicionem como “polos competitivos”, fortalecendo sua visibilidade no cenário nacional. Campina Grande, reconhecida como um dos principais Polos Tecnológicos e de Inovação do Brasil, com seu Ecossistema de Inovação, o E.InovCG participando ativante do evento, funcionará como vitrine para a diversidade de talentos e potenciais de cada região, estimulando a integração entre os ecossistemas e fomentando projetos conjuntos. A Feira do Empreendedor 2025 também será um espaço de capacitação, com palestras, workshops e rodadas de negócios, que podem ampliar o repertório de gestores, empreendedores e pesquisadores, preparando-os para os desafios da economia digital e das transformações globais. Essa aproximação entre conhecimento, inovação e mercado reforça a missão dos Ecossistemas paraibanos: transformar ideias em soluções e oportunidades em crescimento sustentável. Com a união de esforços e a participação ativa de todos os sete Ecossistemas de Inovação, a edição 2025 da Feira do Empreendedor tem potencial para ser uma “catalisadora” de novas parcerias, projetos inovadores e negócios de impacto, consolidando a Paraíba como um território fértil para empreender e inovar.
Binance e BBVA
Matéria do jornal “Financial Times”, repercutida pela Agência de Notícias Reuters, diz que a “Binance Holdings Ltd” (uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo) e o “BBVA” (Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, um grupo financeiro espanhol com atuação em mais de 30 países), estão trabalhando em um projeto conjunto, “para permitir que clientes de ambas as instituições mantenham ativos de criptomoedas, fora do modelo tradicional que é manter estes ativos na corretora”. Segundo a reportagem, o “banco espanhol é um dos poucos custodiantes independentes, da conhecida corretora de ativos digitais”. Vale destacar que, este é um momento interessante para este tipo de operação, pois atualmente, as “corretoras de criptomoedas buscam tranquilizar os investidores sobre a segurança desses fundos, após o colapso da corretora de criptomoedas “FTX que ocorreu em 2022”.
Binance e BBVA (II)
É importante lembrar também, que no final de 2023, a “Binance” teve que pagar uma multa em dólares (equivalente a R$ 24 bilhões), as autoridades reguladoras americanas (incluindo a OFAC, “Gabinete de Controle de Ativos Estrangeiros”), “por múltiplas violações da legislação americana de combate à lavagem de dinheiro”. A época, o Departamento de Justiça americano informou que as “violações cometidas pela corretora Binance incluíram falhas gritantes na implementação de sistemas e normas de controle para prevenir e denunciar, transações suspeitas com terroristas, hackers e outros criminosos internacionais”.
_________________________________________________________________
Engenheiro Eletrônico, Mestrado em Engenharia Elétrica, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), Curso de “Liderança Transformadora Global” pela Nova School of Business & Economics (Portugal), Acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Fundador e Membro do Conselho de Administração do SICOOB Paraíba, Ex-Presidente da ACCG e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.