Mesmo com a popularização do transporte aéreo do Brasil, termos como escala e conexão podem causar um pouco de dúvidas. É importante entender a diferença entre eles quando no planejamento de sua viagem para evitar problemas ou surpresas indesejadas.
Escala
Uma escala ocorre quando um voo faz uma parada em um aeroporto intermediário antes de chegar ao destino final. Como exemplo, citamos o voo Campina Grande à São Paulo com escala em Salvador. Durante a escala, alguns passageiros irão desembarcar e outros irão embarcar, haverá reabastecimento da aeronave e até pequenas manutenções. Para os passageiros que tem como destino final a cidade de São Paulo, deverão permanecem a bordo durante a escala e continuar até a chegada ao destino final.
Conexão
Uma conexão é um pouco mais complexa. Citarei como exemplo um voo de Campina Grande para o Rio de Janeiro com conexão em Belo Horizonte; onde na chegada a capital mineira, o passageiro terá de desembarcar, se dirigir até o novo protão de embarque para pegar o próximo voo para o destino final, no caso, o Rio de Janeiro.
Na conexão, alguns detalhes precisam ser observados entre eles:
1. Nunca pegar voos com conexões com tempo apertado. Aeroportos como o internacional de São Paulo (Guarulhos), voos com o tempo de conexão apertado, pode acarretar a perda do próximo voo causando transtorno; o correto é conexão com tempo mínimo de 1h a 1h30min a depender do aeroporto.
2. Nunca comprar bilhetes separados, do tipo, um bilhete de Campina Grande até Belo Horizonte e outro de Belo Horizonte até o Rio de Janeiro. As companhias aéreas não se responsabilizam por esse tipo de conexão, caso o primeiro voo sofra atraso, o passageiro irá perder o próximo voo.
3. Sempre que tiver dúvidas quanto a sua conexão, peça ajuda ou orientação do agente de aeroporto da companhia aérea, a qual, está viajando. Eles prontamente irão orientar, indicando a localização do próximo portão de embarque.
4. Desde a origem, o passageiro já terá em mãos os cartões de embarque, portanto, observe a numeração dos voos, bem como, o número dos portões de embarque na origem e na conexão.
Em todos os casos, a bagagem despachada no porão, só será retirada no destino final, por isso, fique atento se a bagagem foi etiquetada com o destino final de sua viagem. É de responsabilidade das companhias aéreas a transferência da bagagem de uma aeronave para outra.
Com isso, reforçamos a orientação do agente de viagens na compra de suas passagens aéreas, e/ou do seu pacote de viagens.
Boa leitura, boa viagem!
Alessandro Sousa - Agente de Viagens há 26 anos
DELTATOUR CPV - @deltatour.cpv – deltatour.com.br