UOL manipula resultado de pesquisa para não informar que maioria culpa Lula por “tarifaço”

Uma pesquisa do Datafolha apontou que, mesmo com o engajamento do governo para atrelar os efeitos do “tarifaço” de Donald Trump ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a população vê o atual presidente Lula como o principal culpado.

Conforme os números, 35% dos entrevistados responsabilizam o petista pela situação, bem acima do índice de que aponta Jair Bolsonaro como o culpado, que é de 22%. Outros 17% atribuem a culpa ao filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro. E ainda 15% acreditam que a responsabilidade é do ministro Alexandre de Moraes (STF).

Apesar de a Folha de São Paulo ter noticiado corretamente o resultado da pesquisa, com a manchete “Para 35%, culpa do tarifaço é de Lula; 22% acham que é de Bolsonaro, e 17%, de Eduardo”, a capa do portal UOL, onde o jornal está hospedado, deu o destaque por outro viés.

Na sua manchete de capa, o portal destacou o somatório das opiniões contra Jair e Eduardo, que totalizam 39%, uma manipulação que desvia o fato de que a maioria dos brasileiros, mesmo à luz do Datafolha, entende que o responsável pela crise com os EUA é o atual presidente. Veja o comparativo das manchetes printadas há pouco. 

A postura da redação do UOL não surpreende, já que o site tem uma das linhas mais engajadas da imprensa brasileira. 

---------

Lenildo Ferreira (Hora Agora) - reprodução proibida

Postagem Anterior Próxima Postagem