Por Alexandre Moura (*)
INCODAY 2025 em Brasília - DF
Na edição 2025 da “Chamada de Ideias BraFIP”, foram inscritas dezenas de Ideias originadas de sete países (Bolívia, Colômbia, Espanha, Equador, Panamá, Paraguai e Venezuela), e de nove estados brasileiros (Pará, Paraíba, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e do Distrito Federal. Das inscritas, 37 Ideias passaram pela “primeira peneira” e seguem agora, para avaliação do “Júri Internacional”. A “Chamada de Ideias” é um convite público anual, para submissão de “Ideias e Projetos para PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) em Colaboração”. A Chamada conta com o apoio da ALETI (La Federación de Entidades de Tecnología de la Información de América Latina y el Caribe, España y Portugal – Federação Ibero-Americana de Entidades Empresariais de Tecnologia da Informação) e do CDTI – Centro para el Desarrollo Tecnológico Industrial (Governo da Espanha). O “processo” é concluído com a realização do INCODAY (International Cooperation Day).
INCODAY 2025 em Brasília – DF (II)
O objetivo principal da Chamada de Ideias é “identificar oportunidades de cooperação (técnica e/ou comercial), em ideias, projetos e produtos, entre entidades brasileiras e internacionais”.
Nas próximas semanas, as “37 Ideias” pré-selecionadas vão passar pela segunda fase, que consiste na análise do “Júri”, reunido para fazer o “ranking das melhores” para apresentação de um pitch (“palestra” curta e direta, sobre uma empresa ou projeto, que tem como objetivo despertar a atenção de investidores e/ou potenciais clientes) no evento anual “BraFIP INCODAY”. Este ano, o INCODAY acontecerá em novembro, em Brasília, DF. Posteriormente ao evento, a BraFIP vai elaborar um “PTE - Plano de Trabalho Executivo”, conjuntamente com as empresas selecionadas, para buscar viabilizar as ideias apresentadas, através da identificação de parceiros e/ou investidores potenciais, em nível mundial. Mais informações sobre a Chamada de Ideias e a Edição 2025 do INCODAY, no Portal: www.brafip.org.br.
IA e os Pequenos Negócios: A “Pesquisa GEM”
No próximo dia 11, serão apresentados os resultados “do maior estudo global sobre empreendedorismo”, a tradicional “Pesquisa GEM” (Global Entrepreneurship Monitor - Monitor Global de Empreendedorismo)”. Denominado de “Seminário GEM”, o evento do dia 11 vai mostrar as principais conclusões sobre o empreendedorismo brasileiro em 2024/2025 e marcar o lançamento do livro "Empreendedorismo no Brasil 2024", com foco na “digitalização dos negócios”. O Seminário trará informações sobre o impacto da transformação digital e da IA (Inteligência Artificial), no universo dos pequenos negócios, abordando tendências e aplicações práticas. É notório o interesse cada vez maior, dos pequenos e médios empresários em utilizar a IA nos seus empreendimentos, visando melhorar a gestão administrativa-financeira, gerir os estoques e aumentar as vendas.
IA e os Pequenos Negócios: A “Pesquisa GEM” (II)
O Global Entrepreneurship Monitor é a “principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, apresentando a evolução do empreendedorismo em dezenas de países” e no Brasil, tem a parceria do SEBRAE para sua realização/efetivação. O trabalho ainda permite identificar os fatores críticos que contribuem ou inibem, a iniciativa empreendedora, em cada país. O estudo mostra também, as motivações para empreender, assim como a participação, por exemplo, das mulheres e dos jovens nas micro e pequenas empresas. Participar da apresentação do dia 11, é uma ótima oportunidade para entender as inovações e tecnologias que estão moldando o futuro do empreendedorismo no Brasil e no mundo. Mais informações no site: datasebrae.com.br/seminario-gem-2024 (Com informações do SEBRAE).
_____________________________________________________________________________
Engenheiro Eletrônico, Mestrado em Engenharia Elétrica, MBAs em e Comércio Eletrônico e Software Business, pela N.S. University (Estados Unidos), Curso de “Liderança Transformadora Global” pela Nova School of Business & Economics (Portugal), Acionista da Light Infocon Tecnologia S/A, Diretor da LightBase Software Público Ltda, Conselheiro-Titular do SEBRAE-PB, Fundador e Membro do Conselho de Administração do SICOOB Paraíba, Co-autor do livro: “Ecossistema de Inovação de Campina Grande, sua trajetória e conexão com o Sebrae Paraíba”, Ex-Presidente da ACCG e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP.